Notícias

29/01/2016 - 11:03

Psicologia no Trânsito

Evento foi realizado em Belém entre os dias 25 e 27 de janeiro

Psicologia no Trânsito

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) está promovendo uma série de reuniões com psicólogos (as) que atuam em Psicologia do Trânsito nas capitais brasileiras para discutir aspectos e dúvidas referentes à temática. Entre os dias 25 e 27 de janeiro, a cidade de Belém (PA) foi a contemplada para esse debate. O evento contou com a participação de dois conselheiros da Autarquia: Rogério Oliveira (vice-presidente) e João Alchieri. Além deles, participaram fiscais do Conselho Regional de Psicologia da 10ª Região (Pará/Amapá).

Segundo João Alchieri, a capital paraense é a que detém o maior número de psicólogos da Região Norte e foi a primeira onde se buscou informações quanto à atuação profissional neste contexto, “contemplando a regionalidade e especificidade do local (maior crescimento de clínicas em pouco tempo, número de interessados na área de tráfego), uma das capitais com maior crescimento da frota de veículos automotores”, justificou.

Atividades 

O conselheiro do CFP destacou ainda que foram discutidas, fundamentalmente, as principais características da atividade na avaliação de condutores, o potencial de trabalho do profissional e as vicissitudes inerentes ao contexto avaliativo. Os representantes do Conselho abordaram temas desde a caracterização do cenário nacional quanto à seguridade viária, atividades do CFP – como a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito, ocorrida no ano passado -, segurança no tráfego, a plataforma OrientaPsi, as atividades previstas pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) itinerante e as potencialidades de trabalhos cooperados na área.

Segundo ele, o grupo apresentou necessidades de maior aprofundamento quanto à formação continuada, interesse na possibilidade de obtenção de esclarecimentos de dúvidas quanto à avaliação de condutores em outros contextos (aérea e marítima, uma das especificidades do Norte do país) por parte da CCAP e a informação sobre temas atuais e de entidades na área de trânsito no Brasil.

 Belem (2)