Notícias

13/09/2022 - 14:37

Conselho Federal de Psicologia e Exército Brasileiro reúnem-se para estabelecer parcerias sobre Avaliação Psicológica

Encontro entre CCAP e CPAEx aconteceu na quarta-feira (31/08), na sede do CFP para discutir parcerias sobre Avaliação Psicológica

Conselho Federal de Psicologia e Exército Brasileiro reúnem-se para estabelecer parcerias sobre Avaliação Psicológica

Estreitar relações para futuras parcerias no âmbito da Avaliação Psicológica. Este foi o objetivo central da reunião entre a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (CCAP/CFP) e o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), realizada na sede da autarquia federal na quarta-feira (31).

No encontro, foram definidas ações estratégicas como o processo de Avaliação Psicológica para ingresso na carreira militar e participação da CPAEx nas discussões para a revisão da Resolução CFP Nº 2/2016, que regulamenta a avaliação psicológica em concursos públicos e em processos seletivos. 

A conselheira federal e coordenadora da CCAP, Katya de Oliveira, destacou que o Sistema Conselhos de Psicologia tem trabalhado na revisão da Resolução CFP Nº 2/2016, mas que o trabalho foi suspenso em razão do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3481.

Segundo os representantes do Exército brasileiro, o trabalho é importante especialmente diante da necessidade do desenvolvimento de testes psicológicos para o ingresso na carreira militar.

A tenente Patrícia Siqueira, integrante da CPAEx e mestre em Psicologia, ressaltou a importância do CFP para apoiar estratégias que buscam ampliar o conhecimento da importância da Avaliação Psicológica em concursos públicos, inclusive nas fases de recursos judiciais.

A integrante da CCAP Caroline Reppold pontuou que, por resolução, a Comissão não atua em casos específicos em processos judiciais. No entanto, o Conselho Federal de Psicologia tem divulgado a importância do tema, especialmente quanto aos prejuízos para  a sociedade da banalização dos testes psicológicos e da avaliação psicológica.

Avaliação Psicológica

A coordenadora da CCAP, Katya Oliveira, destacou que, para publicar a Resolução Nº 1/2022, sobre avaliação psicológica para manuseio de arma de fogo, o Conselho Federal de Psicologia promoveu reuniões com a Polícia Federal e, do mesmo modo, pode estreitar os laços com o Exército para debater a normativa.

Foi o que também ressaltou a psicóloga e consultora ad hoc, Cristiane Faiad: “a qualificação da Avaliação Psicológica é uma discussão central que deve ser feita entre instituições públicas e privadas, para garantirmos a prática psicológica nesses contextos”.

Além de  apresentar a estrutura, o organograma e os projetos de Avaliação Psicológica em implementação pelo Exército brasileiro, o comandante da CPAEx, tenente Coronel Gustavo Torres Fernandes, convidou o CFP para a 1ª Jornada de Avaliação Psicológica do Exército, que acontecerá no Rio de Janeiro, em outubro.

Sobre a CCAP

A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) foi criada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 2003 e tem por função discutir e propor diretrizes, normas e resoluções no âmbito da avaliação psicológica no contexto da atuação profissional da(o) psicóloga(o), além de conduzir o processo de avaliação dos testes psicológicos submetidos ao Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI).

Sobre a CPAEx

Criado em 2015, o Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) é uma instituição de pesquisa responsável pelo assessoramento aos órgãos do Exército Brasileiro acerca da Psicologia aplicada aos contextos militares.

A corporação também é responsável pela avaliação, preparo, acompanhamento e desmobilização psicológica e a realização de avaliações psicológicas nos diversos processos seletivos do Exército.

Saiba mais

Em agosto passado, o Conselho Federal lançou uma nova edição da Cartilha de Avaliação Psicológica trazendo às(aos) profissionais da Psicologia informações de natureza ética, teórica e metodológica sobre a avaliação psicológica. O objetivo da edição é aprimorar a qualidade dos serviços psicológicos oferecidos à sociedade brasileira.

A publicação foi elaborada pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do CFP com o objetivo de orientar a categoria e os Conselhos Regionais de Psicologia em questões relativas à avaliação psicológica no exercício profissional da(o) psicóloga(o).

A Cartilha de Avaliação Psicológica 2022 já está disponível de forma gratuita no site do CFP.