Encerra-se nesta quinta-feira (30) o prazo para participar da consulta pública do Conselho Federal de Psicologia (CFP) para aperfeiçoar as regras que regem os testes psicológicos. O número de participações até o momento passa de 320.
Restrita a profissionais inscritas (os) no Cadastro Nacional de Psicólogos, a consulta subsidiará a revisão da Resolução 2/2003, que define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização desses testes e regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi). As propostas deverão ser encaminhadas até as 23h59 de amanhã, por meio do formulário eletrônico.
O objetivo da revisão é tornar a normativa mais adequada às necessidades de ordem ética, técnica e científica, dinamizar a produção científica de instrumentos psicológicos e dar celeridade do fluxo de trabalho do Satepsi.
A proposta pretende, ainda, compatibilizar a normativa à Resolução da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) 466/2012, que visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes de pesquisa, à comunidade científica e ao Estado.
A Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP, responsável pela atualização, buscou verificar as necessidades e dimensionar as ações revisionais acerca da avaliação psicológica em cenários distintos de atuação profissional. Saiba mais.