Notícias

14/03/2018 - 15:23

Diversidade e luta pela democracia marcam abertura do FSM

CFP esteve presente à marcha de abertura, levando o debate da atuação da Psicologia nas políticas públicas

Diversidade e luta pela democracia marcam abertura do FSM

A diversidade se encontra no Fórum Social Mundial. Foi exatamente isso que mostrou a marcha de abertura de sua 13ª edição, em Salvador (BA), nesta terça-feira (13). Diferentes povos, culturas, realidades e vivências se encontraram nas ruas da capital baiana, em uma caminhada que saiu do bairro do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves. O Conselho Federal de Psicologia (CFP) participou do ato de abertura.

A presença do CFP no Fórum Social Mundial é para discutir o próprio campo de atuação da Psicologia, em especial na área das políticas públicas, explicou a conselheira Marcia Badaró, que acompanhou a marcha. Por isso, destacou Badaró, as tendas Marcus Vinicius e Direitos Humanos vão abordar temas que fazem parte da prática profissional da Psicologia. “Uma pesquisa do Dieese de 2016 revelou quais são os espaços de atuação dos psicólogos brasileiros: 60% estão nos espaços das políticas públicas. Por isso, temos que nos comprometer com uma Psicologia que envolva todos os compromissos sociais. O Fórum Social Mundial é o espaço de discussão das políticas públicas, é o espaço da população, das nossas reivindicações por uma sociedade melhor, por um mundo melhor. Por isso, a Psicologia tem que estar presente nesses espaços de construção social e política.”

Para o conselheiro Pedro Paulo Bicalho, o FSM mostra que é possível viver em uma sociedade solidária e sem medo. “E isso para a Psicologia é fundamental, porque sabemos o quanto o medo nos paralisa, nos despotencializa. Sabemos que o medo é um afeto que é muito trabalhado por psicólogas e psicólogos nas mais diferentes políticas. Estar aqui, nesse momento, é fundamental até mesmo para que nesse coletivo que se constrói aqui nós possamos renovar nosso sentimento de esperança e nossos sentimentos de luta coletiva.”

Quem também representou o CFP na abertura do Fórum foi a conselheira Junia Lara, que atua na Secretaria de Orientação e Ética do CFP. Em sua opinião, a diversidade e o respeito à diferença que existem no FSM servem de referência para a Psicologia. “Na ética de considerarmos todos os povos, todas as culturas. Por isso a Psicologia está presente no respeito à ética da diferença”.

Fórum Social Mundial homenageia Marcus Vinicius

Entre os dias 13 e 17 de março, o CFP terá um espaço próprio para encontro de estudantes e profissionais da Psicologia: a Tenda Marcus Vinícius, em homenagem ao militante histórico da luta antimanicomial, brutalmente assassinado em 4 de fevereiro de 2016, Marcus Vinícius de Oliveira. No local, serão debatidos os temas da Psicologia e sua relação com a luta pela democracia e pelos direitos humanos.

Saiba mais sobre o FSM 2018 e acompanhe a cobertura do encontro.

Veja fotos da marcha de abertura