Notícias

30/08/2019 - 12:13

Está na pauta de votação da Câmara o PL que dispõe sobre serviços de Psicologia na educação básica

Objetivo do PL 3688/2000 é atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas e redes educacionais, por meio de equipes multiprofissionais

Está na pauta de votação da Câmara o PL que dispõe sobre serviços de Psicologia na educação básica

O Projeto de Lei 3688/2000, que dispõe sobre serviços de Psicologia e de Serviço Social nas Redes Públicas de Educação Básica, está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados e poderá ir à votação na próxima terça-feira (3). O PL entrou na pauta de votação após articulação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) juntamente com a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), que realizaram diversas audiências sobre a importância do Projeto com as(os) parlamentares.

Durante essas visitas, as entidades da Psicologia entregaram (às)aos parlamentares o livro “Violência e Preconceito na Escola”, resultado de pesquisa desenvolvida entre 2013 e 2015 pelo CFP, Abep, Abrapee, Fenapsi, em parceria com 10 universidade federais. Intuito foi chamar atenção da importância da Psicologia e Serviço Social no ambiente escolar para o enfrentamento da violência.

Caso seja aprovado, o PL 3688/2000 seguirá para sanção pelo Poder Executivo. O Projeto prevê que as redes públicas de educação básica contem com serviços de Psicologia e de Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas e redes educacionais, por meio de equipes multiprofissionais.

A conselheira do CFP, Norma Cosmo, explica que o serviço de Psicologia nas escolas não é uma temática nova, porém ganha ainda mais relevância no atual cenário. “É preciso considerar a realidade atual, a violência, sobretudo todos os fenômenos que ocorrem dentro da sociedade e que desaguam dentro da escola, impedindo a aprendizagem por parte do aluno”.

“Todo o processo de sofrimento vivido por professores, familiares e alunos, e todos esses fenômenos vivenciados hoje dentro da rede pública de ensino possam ter um aliado que é a atuação da psicóloga no sentido de que estes problemas não desaguem lá no sistema de saúde, que é o que ocorre hoje. Então nós podemos ter todo esse trabalho desenvolvido pela psicóloga escolar desenvolvido no chão da rede pública de ensino”, completou Norma.

O Texto do PL destaca ainda que as equipes multiprofissionais deverão desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.

O PL coaduna com a Lei de Diretrizes e Bases, que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em complemento à ação da família e da comunidade. O Projeto também está em consonância com a Lei 13.004/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e versa sobre a necessidade dos órgãos de assistência social e de saúde colaborarem para atingir as metas relacionadas ao sucesso escolar e à prevenção e ao combate de situações de discriminação, preconceitos e violência na escola; além de estimular a criação de centros multidisciplinares de apoio, pesquisa e assessoria às escolas.

Mobilização e articulação das entidades da Psicologia

Entre os dias 7 e 8 de agosto, representantes do CFP, ABEP, ABRAPEE e FENAPSI conversaram com lideranças dos partidos MDB, PROS, PT, Podemos, Solidariedade, além das(os) líderes da Minoria, da Maioria e do Governo, sobre a importância do Projeto de Lei 3688/2000. Esta mobilização garantiu a aprovação do requerimento de urgência para votação do PL.

A partir daí, o CFP mobilizou os Conselhos Regionais de Psicologia a participarem das audiências com as(os) deputadas(os), nos dias 26 e 27 de agosto. Oito CRPs participaram: CRP-DF/01, CRP-BA/03, CRP-MG/04, CRP-RJ/05, CRP-SP/06, CRP-PR/08, CRP-CE/11, CRP-MT/18.

Mobilização continua

Para garantir a aprovação do PL, o Conselho Federal de Psicologia orienta os CRPs a continuarem mobilizados e visitando as(os) parlamentares dos seus estados.

Confira o texto que será analisado pelo plenário da Câmara.

Leia mais

CFP visita lideranças na Câmara para debater importância de Psicologia nas escolas

Câmara aprova requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei sobre Psicologia nas Redes de Ensino