Notícias

23/02/2021 - 15:40

Homenagem a Marcus Vinícius movimenta Psicologia brasileira no próximo dia 4 de março

A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, participa da homenagem virtual que visa ressaltar a luta do psicólogo Marcus Vinícius em defesa dos direitos humanos e clamar por justiça neste crime ainda sem solução

Fonte: CFP
Homenagem a Marcus Vinícius movimenta Psicologia brasileira no próximo dia 4 de março

Os cinco anos do assassinato, ainda sem solução, do psicólogo Marcus Vinícius “Matraga” de Oliveira Silva provocaram um chamado à Psicologia para um grande evento virtual em homenagem e de clamor por justiça. O ato será realizado no próximo dia 4 de março, dia de nascimento de Marcus Vinícius, às 19h, nas redes sociais. A organização do ato, que conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é do Instituto Silvia Lane, Núcleo pela Superação dos Manicômios da Bahia (NESM), Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA), assim como das filhas de Marcus Vinícius.

Matraga foi violentamente assassinado no dia 4 de fevereiro de 2016, em Pirajuia – distrito do município de Jaguaripe (BA) – conhecido palco de intensos conflitos agrários. As circunstâncias de sua morte até hoje não foram elucidadas, e o crime permanece sem resolução.

O exercício profissional de Marcus Vinícius esteve intrinsecamente ligado à defesa dos direitos humanos, especialmente, por seu pioneirismo na Luta Antimanicomial. Além disso, sua trajetória foi marcada pelo pensamento crítico em relação às desigualdades sociais que assolam o Brasil há anos. 

Graduado em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1982), Marcus Vinícius era professor adjunto aposentado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Integrou o Conselho Federal de Psicologia em 1988 – 1989, 1992 – 1995, 1997 – 1998, 1998-2001 e 2004 – 2007. Também esteve em gestões dos conselhos regionais de Minas Gerais e da Bahia. Foi, ainda, coordenador do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) entre os anos de 2004 e 2007. 

Foi dele a iniciativa de construção da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, em 1997 – que teve como primeira presidente a psicóloga Cecília Coimbra, fundadora do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal Fluminense. 

Além de apoiar o evento, o CFP estará presente na homenagem, com a presença da presidente da autarquia, Ana Sandra Fernandes. Participe você também através das redes sociais das entidades durante a transmissão do evento. 

Prêmio de Direitos Humanos

A União Latinoamericana das Entidades da Psicologia (Ulapsi) também homenageia Marcus Vinícius, desta vez com a edição do Prêmio Marcus Matraga, que premiará iniciativas de profissionais da Psicologia que ressaltam e valorizam os Direitos Humanos na América Latina. O prazo para envio dos trabalhos está encerrado e as(os) vencedoras(es) serão conhecidas(os) no dia 3 de junho de 2021.

Leia mais matérias sobre Marcus Vinícius:

Marcus Vinícius, presente!

Prêmio da Ulapsi em homenagem a Marcus Vinícius

Inscrições prorrogadas para o 1º Prêmio Marcus Matraga de Direitos Humanos

4 de fevereiro é dia de lembrar Marcus Vinícius Matraga

Participe do prêmio da Ulapsi em homenagem a Marcus Vinícius

CFP participa de homenagem a Marcus Vinícius no CNDH

Marcus Vinícius, presente: Nosso luto é luta

Justiça memória e reparação. Marcus Vinicius presente

CFP participa de audiência sobre o caso Marcus Vinícius

Sistema Conselhos exige justiça para Marcus Vinicius de Oliveira

Família de Marcus Vinicius recebe apoio na busca por justiça

Marcus Vinícius e a luta antimanicomial

Luta antimanicomial: evento em BH faz homenagem a Marcus Vinícius

Matraga: um ano de dor e saudade

Nota de pesar: Marcus Vinicius de Oliveira Silva