Representantes do Conselho Federal (CFP) e dos Conselhos Regionais (CRP) de Psicologia de todo o país estão reunidos nesta semana em Brasília (DF) para discutir os desafios que cercam a atuação da categoria profissional da psicologia no campo da Psicoterapia.
O encontro – deliberado na Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF) de novembro de 2021 – tem como objetivo contribuir com o grupo de trabalho da APAF na elaboração de uma resolução que regulamente e delimite o campo e o espaço de atuação de psicólogas(os) na prática da Psicoterapia. O texto atualiza a Resolução CFP nº 10, de 2000, que especifica e qualifica a Psicoterapia como prática da(o) psicóloga(o).
As(os) representantes dos conselhos regionais têm avaliado o conteúdo produzido pelo GT da APAF e, a partir dessa análise, proposto ajustes e modificações. Realizada essa elaboração, a minuta será ainda compartilhada com entidades e associações da Psicoterapia em audiência, para que expressem o próprio entendimento acerca do material e apontem contribuições. O objetivo é que o texto da resolução seja apresentado na próxima APAF (em abril) para posterior publicação e divulgação.
Ainda durante o encontro, o coletivo irá apreciar a nova versão do documento “Reflexões e Orientações sobre Psicoterapia”, cujo conteúdo havia sido apresentado previamente durante a APAF de novembro de 2021 e recebeu uma série de considerações dos CRPs.
Leia mais
Psicoterapia: CFP e CRPs se reúnem para debater estratégias de atuação na área
Psicoterapia: CFP realiza seminário nacional para discutir formação, qualificação e regulamentação