crepop

Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) no Sistema Prisional

Autor: Conselho Federal de Psicologia
Edição: Edição Revisada

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade o documento “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) no Sistema Prisional”, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia
e Políticas Públicas (CREPOP). Esta publicação é uma resposta às demandas da categoria quanto à revisão da primeira edição, publicada em 2012.

Este documento tem como objetivo discutir alguns aspectos do Sistema Prisional brasileiro à luz da Psicologia, traçando uma crítica e possibilidades de atuação num cenário sabidamente. O documento dialoga com os resultados das pesquisas realizadas pelo CFP em 2007 e 2018 sobre a atuação da categoria no Sistema Prisional, bem como com dados atualizados sobre a situação carcerária no país.

A leitura convoca a categoria para uma crítica sobre a situação carcerária brasileira, suas relações com situação socioeconômica da população brasileira, racismo estrutural arraigado na sociedade e o encarceramento da juventude negra. A publicação chama a atenção para a presença de públicos específicos como mulheres e população L.G.B.T.I.+ no  Sistema Prisional, bem como para as condições da população
carcerária diante da pandemia de COVID 19.

Por tratar-se de uma publicação ligada a temas bastante complexos, adensado pela situação de superlotação dos presídios brasileiros, o texto convida a categoria a refletir sua prática profissional à luz do Código de Ética do Psicólogo e promovendo os Direitos Humanos.