São Luís (MA) foi sede do I Congresso Norte/Nordeste de Psicologia do Esporte. Profissionais de áreas afins (Psicologia e Educação Física), bem como estudantes de toda a região, acompanharam e participaram dos debates realizados, nos dias 11 e 12 de março, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Além dos debates, oficinas e mesas redondas, foi realizado um evento preparatório para o Congresso Regional de Psicologia (COREP) do Maranhão.
Para a psicóloga Luciana Ângelo, integrante do Coletivo Ampliado (área Psicologia do Esporte) do Conselho Federal de Psicologia (CFP), o evento reuniu profissionais, estudantes, pesquisadores e professores não só interessados, mas que também produzem na área. Para os alunos, segundo ela, foi uma oportunidade de contato com formas de fazer e compreender a amplitude da especialidade. “Para os profissionais, as trocas de ideias, de experiências e o encontro puderam estimular o fazer coletivo. Para os professores, compreender as facilidades e dificuldades em proporcionar o conhecimento na graduação e na pós foi enriquecedor, pois discutir as diferentes concepções da área a enriquece ainda mais”, reforçou.
No evento, Luciana Ângelo ministrou um minicurso sobre a profissão de atleta e as suas implicações para a Psicologia do Esporte. Além disso, ela coordenou uma mesa sobre Políticas Públicas com profissionais das áreas de Educação Física e Psicologia.
Os principais temas discutidos foram a inserção profissional do psicólogo do esporte no contexto esportivo na região norte e nordeste (grupos de profissionais, as práticas, as áreas de interesse), as formas de fazer e as implicações éticas no contexto esportivo, a produção científica dos grupos de pesquisa da região, a importância da autarquia (CFP, CRPs e Sistema Conselhos de Psicologia) no fomento à especialidade e os trabalhos realizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Nacional da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) sobre Psicologia e Esporte, além dos demais GTs, comissões e núcleos de Psicologia do Esporte dos Regionais.
Participe da Pesquisa
O GT da Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF) de Psicologia e Esporte elaborou, a partir das demandas dos representantes dos Conselhos Regionais e de Grupos de Profissionais da área, um Censo sobre Psicologia e Esporte.
O objetivo é conhecer quem são, onde estão, qual a formação e as necessidades dos profissionais que atuam na área. Com os dados coletados, a autarquia e os profissionais poderão debater diretrizes e referências para o exercício profissional.
Ainda não participou?
Conheça mais e dê sua contribuição: