Notícias

28/08/2023 - 16:21

SAPP: live apresenta novo sistema de avaliação de práticas psicológicas

O diálogo vai abordar o funcionamento, composição e as principais contribuições da nova ferramenta lançada pelo CFP para qualificar o exercício profissional. Acompanhe ao vivo pelo YouTube do CFP no dia 5/9, a partir das 15h

SAPP: live apresenta novo sistema de avaliação de práticas psicológicas

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza no dia 5 de setembro um diálogo digital para apresentar à categoria e à sociedade o novo Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP).

Inovador em todo o mundo, o SAPP tem como finalidade avaliar se as práticas submetidas à avaliação cumprem os princípios científicos e éticos da Psicologia brasileira, qualificando o exercício profissional dessa ciência e profissão. Além disso, espera-se que o novo Sistema seja dispositivo de orientação, qualificação e indutor na produção de conhecimento em relação às práticas que envolvem a Psicologia.

O diálogo digital será espaço para sanar dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta, composição e as principais contribuições da plataforma para o exercício profissional de psicólogas e psicólogos em todo o país.

Participam da atividade a coordenadora do SAPP, psicóloga Ana Sandra Fernandes, as(os) conselheiras(os) federais do CFP Izabel Hazin e Jefferson Bernardes, e as psicólogas Maria de Jesus Moura e Iolete Ribeiro. Todas(os) são integrantes da Comissão Consultiva do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito. O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, também compõe o diálogo

A transmissão será feita em tempo real pelo canal do CFP no YouTube, a partir das 15h. Participe!

Sobre o SAPP

Instituído em 2022, o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) foi lançado oficialmente em 18 de agosto, durante sessão solene em homenagem aos 50 anos do primeiro Plenário do Conselho Federal de Psicologia. Como parte da solenidade, foi assinada a Resolução CFP nº 15/2023, que estabelece as diretrizes para o funcionamento do SAPP. A normativa foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de agosto.

O Sistema será composto por uma comissão consultiva, integrantes do plenário do CFP e pareceristas ad hoc (pesquisadoras e profissionais psicólogas de notório saber) selecionadas(os) por meio de edital público.

As pessoas interessadas em compor a equipe de pareceristas ad hoc podem submeter inscrição até 28 de agosto.

Serviço

Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP)
Por uma atuação profissional orientada pela ética e a ciência

Data: 5 de setembro
Horário: 15h
Transmissão pelo YouTube do CFP

Matérias relacionadas

Câmara dos Deputados celebra o Dia da(o) Psicóloga(o) e os 50 Anos do I Plenário CFP

Avaliação de Práticas Psicológicas: CFP prorroga prazo de inscrições para pareceristas do SAPP

CFP seleciona pareceristas ad hoc para o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP)

CFP cria Sistema de Avaliação de Práticas para atuação psicológica, SAPP