O Seminário “Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação”, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), reuniu em São Paulo, na sexta-feira (29), cerca de 100 pessoas, e apresentou aos participantes essa área de atuação profissional, além de qualificar a atividade de Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O evento, promovido pela Comissão de Psicologia do Trânsito da autarquia em parceria com a Associação dos Psicólogos do Trânsito de SP (Apsint) e com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), foi composto de palestras a respeito de possibilidades e desafios de atuação da (o) psicóloga (o) do trânsito, sobre experiências desses (as) profissionais na área e sobre a avaliação psicológica como exigência legal.
Além de integrantes da Comissão do CFP, participaram o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a professora Alessandra Bianchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); o psicólogo Hugo Rezende, da Divisão de Ensino da Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais (PR); e o professor Hartmut Gunther, da Universidade de Brasília (UnB).
A presidente do Detran-SP, Neiva Aparecida Doretto, e integrantes do GT de Psicologia do Trânsito do Conselho Regional de Psicologia-SP, também compareceram à atividade.
Série
Este é o segundo de uma série de encontros em capitais do país. O anterior foi realizado em Belo Horizonte e o próximo, em Palmas, dia 18, está com inscrições abertas. Os seguintes serão em Curitiba e Fortaleza.
Segundo a psicóloga Viviane Ribeiro, integrante da Comissão, o Seminário recebeu muitos elogios dos participantes no final de evento, que ressaltaram o nível dos palestrantes e a qualidade das explanações. “Nossos objetivos de proporcionar um espaço de participação das (os) psicólogas (os) do trânsito junto aos trabalhos da comissão e do CFP e de proporcionar oportunidade de desenvolvimento e capacitação profissional estão sendo alcançados com a realização desses seminários”, avalia.
Os seminários são gratuitos, dirigidos às (aos) profissionais de Psicologia, mas abertos a estudantes, agentes de trânsito e demais interessadas (os).