Notícias

27/10/2015 - 21:09

Unidade da Psicologia pauta abertura de Reunião Anual da SBP

Respeito à diferença na construção do conhecimento coaduna com o tema desta edição do evento

Unidade da Psicologia pauta abertura de Reunião Anual da SBP

Foi aberta, na noite desta terça-feira (27), a 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP), em Belo Horizonte (MG). Presente à mesa de abertura, a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, ressaltou a importância de intensificar o diálogo entre entidades científicas e de fiscalização em prol do avanço da Psicologia brasileira.

“Manifesto minha satisfação de estar representando o CFP nesta reunião e lembro sobre a importância desta sociedade, que é uma das poucas do país que trabalham com a diversidade da Psicologia – e esse aspecto nos é muito caro. Nós também, no CFP, tentamos trabalhar com a diversidade e a pluralidade, reconhecendo a importância para o crescimento da Psicologia no país como ciência e como profissão. A tarefa de orientar e fiscalizar não se faz na ausência da base de conhecimento que sustenta essa profissão. Portanto, só na conversa entre exercício profissional e ciência psicológica é que seremos capazes de orientar bem”, defendeu.

Ela lembrou, ainda, que a revista Psicologia: Ciência e Profissão, editada pelo CFP, passou por alterações recentes do ponto de vista editorial que visam integrar a pluralidade de olhares científicos, além de outras iniciativas da atual gestão da autarquia – como o lançamento dos editais de auxílio a eventos da Psicologia e a inauguração de uma sala para abrigar, na sede do CFP em Brasília, integrantes de todas as entidades científicas que necessitarem.

O presidente da SBP, Ricardo Gorayeb, reforçou a proposta de condução dos trabalhos da atividade, pautada pelo respeito à diferença na construção do conhecimento, coadunando com o tema desta edição do evento: “Congregar faz a diferença”.

Pelo CFP, também estiveram presentes à solenidade de abertura o vice-presidente da autarquia, Rogério Oliveira, e as conselheiras Graça Jacques, Nádia Rocha e Madge Porto.

A 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) acontece na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), até o próximo dia 30.

Além de contar com representantes em seis mesas de debates, o CFP estará presente com a exposição “Memória da Psicologia em Obras Raras e Valiosas” e com um stand para distribuição de publicações relacionadas à Psicologia e exibição de vídeos.

Confira a programação do CFP no evento e, aqui, a programação completa.