Notícias

08/06/2016 - 11:27

16º Simpósio da Anpepp é aberto em Maceió

Pesquisa em Psicologia: Dimensões Éticas e Produção Científica é tema de debates e discussões

16º Simpósio da Anpepp é aberto em Maceió

Foi aberto nesta terça-feira (7) o 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp), em Maceió/AL. Com o tema “Pesquisa em Psicologia: Dimensões Éticas e Produção Científica”, o evento reúne mais de 1.500 participantes, entre professores, pesquisadores, profissionais de Psicologia e estudantes de todo o país até a próxima sexta-feira (10).

A cerimônia de abertura foi marcada por atos contra o fim do Ministério da Ciência e Tecnologia (cartazes escritos #FicaMCTI), e pela saída do presidente da República interino, Michel Temer, além de homenagens aos ex-presidentes da Anpepp e a psicólogos que já participaram da entidade.

Antes da cerimônia de abertura, foram realizadas atividades preliminares. Na segunda-feira (6), uma série de debates com o nome “Diálogos Anpepp” foram realizados pela cidade. Na terça, durante o dia, aconteceram quatro eventos preliminares: Reuniões das Associações Científicas de Psicologia, 4º Encontro Nacional de Processos Psicológicos Básicos, Assembleia das Associações Científicas e 2º Encontro Nacional de Ensino de Terapia Cognitivo Comportamental. Essas atividades contaram com uma ampla participação de pesquisadores, psicólogos (as), professores e estudantes.

Abertura do 16º Simpósio 

Presente à mesa de abertura, a presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Monteiro Borges, destacou o sentimento de satisfação por participar de um evento com diversas entidades da Psicologia brasileira, destacando a possibilidade de a autarquia aproveitar estudos e pesquisas divulgados para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão no Brasil.

Mariza aproveitou o momento para prestar solidariedade aos cientistas do país que estão temerosos quanto aos rumos do desenvolvimento do ensino e da pesquisa no Brasil. “Quero prestar minha solidariedade aos cientistas brasileiros que hoje lutam pela retomada e pelo ressurgimento do Ministério da Ciência e Tecnologia com autonomia e desenvolvimento”.

O vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira da Cruz, destacou o momento de tensão política que vive o país, destacando o Projeto de Lei recentemente aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas sobre “Escola Livre” e que, segundo ele, restringe a liberdade de pensamento por vedar professores de expressar sua opinião política, ideológica e religiosa. O dirigente elogiou, ainda, a proposta do Curso de Psicologia daquela universidade sobre a inclusão do nome social nas identificações de alunos e alunas.

Homenagens 

O presidente da Anpepp, Landeira Fernandes, iniciou sua fala com um balanço da gestão atual à frente daquela entidade, bem como a contribuição para o crescimento da Associação e desta edição do Simpósio, que conta com 1.500 participantes para 74 grupos de trabalho. Após a fala, o dirigente abriu espaços para homenagens póstumas a psicólogos (as) que participaram de várias gestões da entidade, bem como ex-presidentes da Anpepp que ainda são vivos.

As homenagens póstumas foram prestadas aos (às) seguintes psicólogos (as): Raquel Kerbaucy, Carolina Lampreia, Tereza Mettel, Marcus Vinicius de Oliveira, Lincoln Gimenes Celso Pereira de Sá.  Já entre os ex-presidentes da Anpepp que foram homenageados figuram os seguintes membros do 16º Plenário do CFP: Sílvia Helena Koller (Coletivo Ampliado – Relações com a BVS-Psi), Ana Jacó Vilela (Coletivo Ampliado – Memória da Psicologia). O psicólogo convidado Jefferson de Souza Bernardes recebeu uma homenagem da organização do evento. A presidente do CFP, Mariza Borges, entregou uma das homenagens aos ex-presidentes para Jairo Eduardo Borges de Andrade.

O evento tem prosseguimento nessa quarta-feira (8). Clique aqui e confira a programação completa para os próximos dias de Simpósio.