Notícias

02/06/2016 - 17:06

Anpepp realiza 16º Simpósio Científico em Maceió

Evento, de 7 a 10 de junho, discutirá o tema “Pesquisa em Psicologia: dimensões éticas e produção científica”

Anpepp realiza 16º Simpósio Científico em Maceió

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp) realiza de 7 a 10 de junho, em Maceió (AL), seu 16º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico. O tema é “Pesquisa em Psicologia: dimensões éticas e produção científica”. A presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Mariza Borges, participa da cerimônia de abertura.

O evento traz duas novidades em seu formato. A primeira é uma atividade pré-simpósio, os Diálogos Anpepp-Sociedade, em que se pretende um encontro entre os grupos de trabalho (GTs) e a comunidade alagoana. A segunda, a reunião das Sociedades Temáticas de Psicologia, para articular essas entidades com as linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação em Psicologia.

No primeiro dia (7), além da abertura oficial, o Simpósio contará com reuniões das associações científicas da Psicologia, o 4º Encontro Nacional de Processos Psicológicos Básicos, a Assembleia das Associações Científicas da Psicologia e o 2º Encontro Nacional de Terapia Cognitivo-Comportamental.

Na data seguinte (8), serão realizadas mesas-redondas e reuniões de grupos de trabalho. Nádia Maria Dourado Rocha (História da Psicologia), Silvia Koller (Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade), Raquel S. L. Guzzo (Psicologia Escolar e Educacional), Marco Aurelio Maximo Prado (Psicologia, Política e Sexualidades), representantes do CFP, participarão de quatro dos 74 GTs do evento. Já as mesas do dia tratarão dos seguintes temas: “O Financiamento da Pesquisa e da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil”, “Psicanálise, Clínica e Pesquisa” e “Educação Básica”.

Fóruns

Na quinta-feira (9), além dos GTs, o Simpósio incluirá fóruns, assembleias e lançamentos de livros. O CFP terá um estande para divulgação de suas publicações, com destaque para a nova revista Psicologia: Ciência e Profissão. As representantes do Coletivo Ampliado da autarquia Ana Jacó Vilela (História da Psicologia) e Raquel Guzzo (Educação e Assistência Social) estarão nos fóruns de Políticas de Internacionalização e Políticas Científicas, respectivamente.

No último dia (10), cujas atividades serão realizadas até o meio-dia, haverá a reunião dos programas de pós-graduação com o representante da Área de Psicologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a Assembleia Anual da Associação Nacional de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD); e o Encontro BVS-Psi: Informação Para seu Problema de Pesquisa. No Encontro, a professora Maria Imaculada Cardoso Sampaio representará o CFP.

Clique aqui e confira toda a programação do evento.