Notícias

21/10/2016 - 13:47

Artigo destaca produção científica sobre o Teste Desenho da Figura Humana entre 2002 e 2012

Estudo de pesquisadoras da Universidade do Recôncavo da Bahia é o texto publicado desta semana da revista Psicologia: Ciência e Profissão

Artigo destaca produção científica sobre o Teste Desenho da Figura Humana entre 2002 e 2012

Produção Científica sobre o Teste Desenho da Figura Humana entre 2002 e 2012 é o artigo desta semana da edição 36.2 da revista Psicologia: Ciência e Profissão.

As autoras da pesquisa são a docente Adriana Cristina Boulhoça Suehiro e as graduadas Taiane de Souza Benfica e Nemeia Aiêxa Cardim, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Santo Antônio de Jesus (BA).

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publica em seu site e nas redes sociais, todas as semanas, um texto do periódico, cuja versão eletrônica se encontra na plataforma SciELO. Assim, a autarquia intensifica a busca pelo conhecimento científico, a fim de expandir o alcance de conteúdos acadêmicos para a categoria e para a sociedade.

Estudo

O objetivo do estudo foi investigar a produção científica sobre o Teste Desenho da Figura Humana, entre os anos de 2002 e 2012. Foram focalizados 14 periódicos, nos quais se analisaram 39 artigos com base em alguns critérios estabelecidos por Witter e outros considerados relevantes pelas autoras. Os dados evidenciaram um aumento das publicações a partir de 2006, sendo o ano de 2006 o mais profícuo.

A pesquisa ainda observou que o relato de pesquisa foi a forma mais usada e que o Sudeste foi a região que mais publicou nesse período. Houve ainda a predominância da autoria múltipla e feminina, bem como de pesquisas aplicadas aos contextos escolar e clínico. O artigo apontou ainda que o sistema de avaliação mais utilizado foi o Koppitz, representando 28,2% da amostra, e identificou os tipos de evidência mais frequentes: validade de construto convergente-discriminante e precisão entre avaliadores.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.