Notícias

16/09/2016 - 18:01

CCAP finaliza projeto Itinerante em Florianópolis

Com foco nos preceitos éticos e técnicos da área, um curso para fiscais da região Sul completou a série, realizada ao longo do ano em cada uma das regiões brasileiras

CCAP finaliza projeto Itinerante em Florianópolis

Florianópolis (SC) foi a última capital a receber, nos últimos dias 30 e 1º, as atividades do projeto “CCAP Itinerante”, promovido pela Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica (CCAP) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Com foco nos preceitos éticos e técnicos da área, um curso para fiscais da região Sul finalizou a série, realizada ao longo do ano em cada uma das regiões brasileiras. Os encontros anteriores aconteceram no Rio de Janeiro (março), em Belém (maio), Campo Grande (julho) e Salvador (agosto).

No primeiro dia de atividades, a CCAP se reuniu para debater características de retificação das resoluções sobre Avaliação Psicológica e finalizou a última parte da Resolução 002/2003, sobre uso, elaboração e comercialização de testes psicológicos, que foi desmembrada em outros três documentos: regimento interno do Sistema de Avaliação de Instrumentos Psicológicos (Satepsi), Resolução 034/2015, que define e regulamenta a Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica e Resolução para reavaliação de instrumentos aprovados. “Agora temos quatro propostas de resoluções onde havia apenas uma”, afirma João Carlos Alchieri, coordenador da comissão.

A comissão também se debruçou sobre a atualização e inserção de pareceres dos relatores junto ao Satepsi, a elaboração de Notas Técnicas sobre a atualização de normas para psicólogos e outra para editoras e laboratórios, discutiu características do processo de trabalho da CCAP e atualizou o calendário de trabalho até o final do ano.

No dia 1º, foi realizado o curso para fiscais de todos os estados da região Sul, em que foram debatidas as principais características do processo de avaliação e promovida uma “reciclagem” de aspectos técnicos conceituais de avaliação. “A proposta agora é disponibilizar esse material como um curso interno para fiscais no OrientaPsi”, afirma Alchieri.