Notícias

18/12/2014 - 8:07

CFP conquista vaga de suplência no Conanda

As 28 entidades eleitas comporão o colegiado no biênio 2015/2016

CFP conquista vaga de suplência no Conanda

1501199_880061725359020_1696847284717271708_oO Conselho Federal de Psicologia (CFP) conquistou vaga de suplência na composição do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda) para o biênio 2015/2016. A disputada eleição, realizada nesta terça (16), contou com a concorrência de 45 entidades.

Ao todo, foram eleitas 28 entidades e os debates da disputa eleitoral giraram em torno da necessidade de renovação das entidades representativas e da maior participação dos segmentos da sociedade. “Esse momento do Conanda é histórico e o CFP, muito embora não tenha entrado com uma titularidade, trabalhou junto com outras entidades pela renovação do colegiado”, destacou a representante do CFP no Conanda, Esther Arantes.

Segundo Arantes, um grupo de entidades participantes do processo eleitoral levantou como principal crítica a presença de entidades fundamentalistas, que não necessariamente promovem ações voltadas para o direito da criança e do adolescente e, ainda, a importância da renovação da representatividade da sociedade. “Considero que esta frente teve um papel fundamental para se retomar certa renovação e um novo rumo para o Conanda”.

A representante comemorou a nomeação do CFP destacando que esta foi uma das eleições mais disputadas da historia do colegiado. Ela criticou problemas ocorridos no Edital que prejudicaram a habilitação de entidades eleitoras e candidatas. “Isso impossibilitou uma maior participação, mas foi uma eleição disputadíssima. Penso que a luta foi para oxigenar o Conanda, mudar as instituições e trazer pautas novas. O Conanda está um pouco congelado há anos em sua representação”, explica.

Para o novo biênio, Arantes destacou a importância em se fortalecer a participação da sociedade civil no Conselho. “Agora todo esforço é no sentido de fortalecer os fóruns nos estados, nacional e trazer o máximo de entidades dos movimentos, como o LGBT, os indígena, negro, cigano, do campo, e outros, para ter uma representação real”, vislumbra.

“E que o Conanda também faça uma reforma para criar novas formas de participação, que se façam comissões e que outras pessoas possam também vir e participar dos debates. O momento é esse de lutar por maior participação e é isso que a sociedade está reclamando”.

Concorreram às vagas 45 entidades, tendo sido eleitas 28 delas. Saiba mais sobre o Conanda.

ENTIDADES ELEITAS CONANDA BIENIO 2015/2016

SEGMENTO 01 – Fóruns, Comitês, Redes e Movimentos de nível nacional de composição exclusiva da sociedade civil

Federação Brasileira de Síndrome de Down
Movimento Nacional dos Meninos de Rua
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Fundação Fé Alegria (Suplente)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Suplente)

SEGMENTO 02 – Entidades representativas da diversidade de gênero, identidade de gênero, orientação sexual, étnico-racial, de nacionalidade e comunidades tradicionais

Associação Internacional Maylê Sarakalí
Centro de Educação e Cultura Popular – CECUP
Associação Franciscana de Defesa de Direitos e Formação Popular
Associação Livewords Brasil (Suplente)

SEGMENTO 03 – Entidades que atuam nas temáticas de saúde, educação, assistência social, esporte, lazer, trabalho, justiça e segurança pública, com crianças e adolescentes com deficiência, em acolhimento, em cumprimento e/ou egressos de medidas socioeducativas

Associação Brasileira de Educação e Cultura – ABEC
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB
Aldeias Infantis SOS Brasil
Inspetoria São João Bosco – Salesianos
Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED
Central Única dos Trabalhadores – CUT
Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes Religiosas e Filantrópicas
Federação Brasileira das Associações Cristãs de Moços
Instituto Alana (Suplente)
Federação Nacional das APAES (Suplente)
Conselho Federal de Psicologia (Suplente)
Fundação ABRINQ pelos Direitos da Criança e do Adolescente (Suplente)
Conselho Federal da OAB (Suplente)
Pastoral da Criança (Suplente)
Federação Brasileira de Associações Socioeducativas de Adolescentes – FEBRAEDA (Suplente)
Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude – ABMP (Suplente)
Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB (Suplente)
Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente AMENCAR (Suplente)
Associação Nacional Criança não é de Rua (Suplente)