Notícias

23/09/2014 - 15:32

Comissão Nacional de Assistência Social do CFP participa do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS

Pelo CFP, os representantes foram a conselheira Meire Viana e os psicólogos Enrico Braga e Leovane Gregório.

Comissão Nacional de Assistência Social do CFP participa do Fórum Nacional dos Trabalhadores do SUAS
Representantes da Comissão Nacional de Assistência Social do Conselho Federal de Psicologia (CFP) participaram, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, das reuniões das Coordenações Executiva e Nacional do Fórum Nacional dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FNTSUAS), em Brasília.
Pelo CFP, os representantes foram a conselheira Meire Viana e os psicólogos Enrico Braga e Leovane Gregório. Segundo Meire Viana, uma das pautas principais  da reunião foi a discussão sobre a Resolução 09/2014, do Conselho Nacional de Assistência Social,  que reconhece e ratifica as ocupações e áreas de ocupações dos trabalhadores de nível fundamental e médio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Sobre  a resolução, os participantes destacaram que alguns pontos estariam conflitando com outras profissões, apresentando-se assim como um documento que precisa ser debatido por categorias de nível superior que compõe obrigatoriamente e preferencialmente as equipes do SUAS . De acordo com a conselheira do CFP, Meire Viana foi  proposto que os Conselhos Federais Profissionais serão consultados para oferecer o respaldo. Também ficou  acordado que se buscará promover o debate com os trabalhadores de nível médio e fundamental, incluindo as entidades que os representam.
A conselheira do CFP destaca que outro ponto debatido foi sobre a “Participação do FNTSUAS na Mesa de Gestão do Trabalho do MDS (Portaria 137 de 18 de dezembro de 2013)”. A respeito deste item de pauta o encaminhamento tirado foi que o Fórum indicaria os  nomes das entidades que representam os trabalhadores do SUAS: CNTSS, CONFETAM, FENAPSI, FENAS, FENAFITO, FNS. Na suplência ficaram outras seis: CUT, UGT, CTB, FENATBREF, CNTSS e CONFETAM. Esta participação visa dar prioridade ao compromisso com a instauração da  Mesa Nacional de Negociação do Trabalho.
Planejamento
No dia 14 de setembro, pela manhã, o FNTSUAS se reuniu com o objetivo de traçar o planejamento de atuação das comissões. Enrico Braga irá compor a Comissão de Formação e Articulação Política, Meire Viana participar da Comissão de Negociação, enquanto que Leovane Gregório já  participa da Comissão de Organização e Finanças.
Na reunião de setembro, iniciou-se o trabalho de algumas comissões, com apontamentos sobre a necessidade de se melhorar e organizar o processo de comunicação do Fórum, tarefa que será realizada pela comissão de comunicação e informação do FNTSUAS. Também foi detectado pela comissão de formação e organização política a necessidade de elaborar um seminário sobre interdisciplinariedade no SUAS. Já a comissão de orçamento e finanças coube a tarefa de começar a organizar os custos para manutenção e funcionamento do FNTSUAS.
Encaminhamentos
Para a Comissão de Assistência Social do CFP, Enrico Braga destacou que os encaminhamentos futuros serão: compor o debate sobre a formação e articulação política dentro do SUAS, bem como a interlocução   com os Fóruns Estaduais de Trabalhadores do SUAS (FETs-SUAS). Além disso, ampliar o debate com a categoria, no intuito de conhecer a realidade do trabalho do (a) psicólogo (a) no SUAS. A discussão aprofundada sobre as pautas prioritárias ao Conselho Federal de Psicologia foi tratada na reunião do colegiado do CFP no sábado passado (20).