Notícias

16/08/2017 - 15:56

Defensor do compromisso da Psicologia com a sociedade

CFP lamenta falecimento de Ilmar Costa Lima

Defensor do compromisso da Psicologia com a sociedade

Ele presidiu a Comissão de Orientação e Ética do Conselho Regional de Psicologia do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima (CRP-20) de 2013 a 2014. Foi vice-presidente durante o II Plenário do CRP-20, de 2014 a 2016. No mesmo período, também coordenou o Programa de Formação Continuada para as Comissões de Orientação e Fiscalização e de Orientação e Ética do CRP-20. No III Plenário, foi conselheiro suplente.

Era formado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas e tinha pós-graduação em Docência do Ensino Profissional e Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam). Seu mestrado foi obtido na Universidade Federal do Amazonas 9Ufam), na área de Processos Psicológicos e Saúde. Foi professor de Psicologia em diversas faculdades de Manaus.

Era do quadro de servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM).

Pautou sua vida e trabalho na defesa de uma Psicologia compromissada socialmente, que pudesse ser acessível aos que procuravam o Sistema de Justiça. Foi do Polo Avançado do Núcleo de Conciliação das Varas de Família do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas. Lá, atuava como mediador em conflitos na área do Direito de Família. Atualmente, era psicólogo do 2o Juizado Especializado no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Ilmar Costa Lima faleceu no dia 15 de agosto de 2017.

Conselho Federal de Psicologia