Notícias

09/08/2016 - 15:33

Fala, psicólog@: confira novos vídeos

A versão audiovisual da coluna “Fala, Psicólog@” tem mais quatro entrevistados

Fala, psicólog@: confira novos vídeos

Durante o 3º Congresso de Psicologia do Cerrado (Conpcer), em Cuiabá (MT), a profissional Eliéte Lopes Costa falou sobre a parceria entre a Psicologia e o poder Judiciário, a partir de sua experiência como mediadora judicial pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Para Eliete, a atividade da mediação – que foi instituída há pouco tempo no Brasil – é um campo aberto para as (os) psicólogas (os) e promove a retomada do diálogo, contribuindo para a resolução de conflitos de maneira pacífica.

Na mesma ocasião, o psicólogo Thomaz Nascimento Ribeiro compartilhou sua experiência como residente em Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Mato Grosso. Thomaz falou das ferramentas da interdisciplinaridade na estratégia de saúde da família e dos desafios do trabalho conjunto com outros profissionais da saúde, como farmacêuticos, enfermeiros e médicos.

As experiências de duas profissionais também foram contadas durante o seminário Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação, ocorrido em Belo Horizonte no início de julho.

Para Lourdes Tavares, a atividade da Psicologia do trânsito é ainda pouco reconhecida, mas representa um importante campo de trabalho, principalmente em Minas Gerais, a maior malha ferroviária do país. Ela falou da sua experiência no Departamento de Estradas e Rodagem (DER/MG), onde atua também na área de formação, preparando a população para mudanças no trânsito ocasionadas por obras, como abertura de estradas, asfaltamento etc.Para isso, considera necessário o trabalho conjunto da fiscalização, educação, engenharia e da Psicologia.

A avaliação psicológica é outra ação importante da psicóloga (o) do trânsito. A profissional Rayssa Andrade atua há cinco anos em uma clínica credenciada ao Departamento de Trânsito (Detran/MG) avaliando a aptidão de quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela conta que um dos desafios é superar a avaliação somente “situacional” e considerar também o histórico dos condutores, principalmente dos “aptos temporários”.

O espaço “Fala, psicólog@” já faz parte das edições do Jornal do Federal e do site da autarquia, em que um(a) profissional de cada região do país é contemplado(a) para contar, em entrevista, suas experiências de trabalho.

Para participar, você deve enviar um breve relato de sua experiência profissional, bem como fotos de sua atuação. As experiências podem ser encaminhadas para o e-mail jornaldofederal@cfp.org.br, ou via mensagem inbox em nossa fanpage no Facebook.

Clique aqui e confira!