Notícias

06/10/2016 - 9:00

Fortaleza recebe último seminário da série “Psicologia do trânsito”

Gratuito, evento no dia 25 é oportunidade de desenvolvimento e capacitação profissional

Fortaleza recebe último seminário da série “Psicologia do trânsito”

A Comissão de Psicologia do Trânsito do Conselho Federal de Psicologia (CFP) promove, no dia 25, o Seminário “Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação”, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e o Conselho Regional de Psicologia 11ª Região (CRP-11 – CE), o evento é o último de uma série de encontros realizados em capitais desde julho. Belo Horizonte, São Paulo, Palmas e Curitiba já receberam a formação, que também é uma oportunidade de desenvolvimento e capacitação profissional.

Por meio de palestras e apresentação de pesquisas científicas, os participantes poderão aperfeiçoar o conhecimento sobre a situação do trânsito no Nordeste e as possibilidades e desafios de atuação da (o) psicóloga (o) da área. O Seminário também visa qualificar a atividade de Avaliação Psicológica para Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O evento é gratuito e dirigido às (aos) profissionais de Psicologia, mas abertos a estudantes, agentes de trânsito e demais interessadas (os).  Acesse aqui o link para inscrição.

A mesa de abertura reunirá a presidente do CFP, Mariza Borges, e os presidentes da SBP, Ricardo Gorayeb; do CRP-11, Diego Mendonça Viana; e da Associação de Psicólogos do Trânsito do Ceará (Apsitran), José Wagner de Paiva Queiroz Lima.

Além dos integrantes do CFP, está prevista a participação de um (a) representante do Ministério da Saúde (MS); da professora Alessandra Bianchi, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); do professor Hartmut Günther, da Universidade de Brasília (UnB); da pesquisadora Camile Correa, da Universidade de Amsterdam (UvA); e do psicólogo Hugo Rezende, da Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais (PR). Outro palestrante é o presidente do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP 21), Eduardo Moita.

Confira a programação completa.

25/10

MANHÃ

08:30 – Credenciamento

09:00 – Mesa de abertura

09:30 – Saúde e Trânsito: desafios e contribuições da Psicologia

Mediação: Viviane Ribeiro (coordenadora da Comissão de Psicologia do Trânsito do Conselho Federal de Psicologia)

Rogério Oliveira (vice-presidente do CFP)

Representante do MS

Situação do Trânsito na região Nordeste – Eduardo Moita (CRP 21)

10:45 – Intervalo

11:00 – Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação do Psicólogo do Trânsito – Alessandra Bianchi (UFPR)

11:45 – Almoço

TARDE

14:00 – Outras experiências em Psicologia do Trânsito – Hugo Rezende(Secretaria de Transporte e Trânsito de São José dos Pinhais)

14:20 – Contribuições da pesquisa em tomada de decisão para a psicologia do trânsito – Camile Corrêa (UvA)

15:30 – Apresentação de proposições na área de Psicologia do Trânsito – Roberto Cruz (UFSC), Hartmut Günther (UnB) e Alessandra Bianchi (UFPR)

16:00 – Perguntas

17:00 – Encerramento – Comissão de Psicologia do Trânsito do CFP

Texto atualizado em 21/10/2016 para acréscimo de informações