Notícias

23/10/2014 - 14:46

GT Memórias da Psicologia realiza reunião inaugural

No encontro, foi apresentado o histórico de ações do projeto Memórias da Psicologia e novas propostas do Planejamento Estratégico do CFP para o tema

GT Memórias da Psicologia realiza reunião inaugural

O Grupo de Trabalho (GT) “Memórias da Psicologia Brasileira” realizou, no último sábado (18), sua reunião inaugural na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Além da apresentação dos membros dos colegiados, foram apresentadas as ações realizadas para o projeto Memórias da Psicologia desde 1999 e as novas propostas de trabalho do Planejamento Estratégico do CFP para o tema.

Segundo Ana Jacó, coordenadora do GT e membro do Coletivo Ampliado do Conselho, o projeto visa resgatar e ampliar o conhecimento sobre o campo histórico da área de Psicologia no Brasil em seus aspectos de produção intelectual, científica e profissional. A reunião contou ainda com a participação de Nádia Rocha, conselheira do CFP que coordena o Grupo de Trabalho Memórias do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Foram discutidos os procedimentos iniciais para os trabalhos.

O colegiado é composto pelos membros Ana Jacó, Cristianne Carvalho (Maranhão), Dênis Carvalho (Piauí), Fernando Lacerda (Goiás), Maria Lúcia Boarini (Paraná), Raquel Assis (Minas Gerais).  Os cinco últimos representam cada uma das regiões brasileiras, sendo que Carvalho representa a Região Norte. Lacerda e Boarini não puderam comparecer ao encontro.

Encaminhamentos

O GT encaminhou o mapeamento digital de livros clássicos da Psicologia brasileira que serão disponibilizados em plataforma virtual pelo site da BVS-psi (http://www.bvs-psi.org.br/). O grupo definiu, ainda, a realização de nova edição revisada e ampliada do “Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil – Pioneiros”, com critérios para atender a diversidade das condições de surgimento da Psicologia enquanto ciência e profissão nas diferentes regiões, de forma que o Dicionário seja representativo da realidade da Psicologia em sua história no país.

O grupo realizará também a produção de vídeo sobre o psicólogo Arrigo Angelini e publicação de livro da Coleção Pioneiros da Psicologia Brasileira sobre a psicóloga Therezinha Lins Albuquerque, a pedagoga Anita Paes Barreto e Padre Benk, sacerdote jesuíta que foi um dos pioneiros na regulamentação da Psicologia no Brasil. Dando continuidade à coleção Histórias da Psicologia no Brasil, publicará livro sobre Psicologia e Educação em Helena Antipoff.

Os integrantes do colegiado também avaliaram a primeira da série de matérias sobre as “Memórias da Psicologia Brasileira”, cuja publicação está prevista para ocorrer no Jornal do Federal, publicação do CFP a ser lançada em novembro.