Notícias

29/01/2015 - 8:43

Halley Bessa

Busto em memória do psicólogo e psiquiatra foi inaugurado no último sábado, em Belo Horizonte

Halley Bessa

O psicólogo, psiquiatra e professor mineiro Halley Alves Bessa foi homenageado no último sábado (24), com a inauguração de um busto no parque que leva o nome do profissional, em Belo Horizonte (MG). O CFP foi representado na atividade pela psicóloga Georgina Motta.

Busto e placa do parque

Bessa, destaque na medicina psiquiátrica, na psicologia e na educação, completaria 100 anos em janeiro. Nascido em 22 de janeiro de 1915, em Juiz de Fora, formou-se em Medicina em 1945, pela Universidade de Minas Gerais (UMG), atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolveu uma linha particular de prática psiquiátrica identificável com as diretrizes da logoterapia, tornando-o pioneiro desta linha no Brasil. Foi também educador e radialista e participou dos conselhos federal e regional de Psicologia, onde foi presidente. Faleceu em 24 de novembro de 1994, em Belo Horizonte.

Na ocasião da inauguração do busto, a família distribuiu um panfleto à comunidade local para que sua obra seja conhecida pela população local.

Parque Municipal Halley Alves Bessa

Inaugurado em 1998, por meio de compensação ambiental, o Parque Municipal Halley Alves Bessa tem uma área aproximada de 3.100 metros quadrados e se localiza ao longo de um trecho do córrego do Cercadinho. Sua vegetação predominante é herbácea, exótica e ornamental e ocupa 60% da área total. Como opções de lazer, o parque oferece brinquedos e equipamentos de ginástica, além de recantos para contemplação.