Notícias

24/10/2014 - 14:38

Ministério da Saúde lança curso sobre ‘Saúde da População Negra’ para profissionais da área

Gerência de Relações Institucionais do CFP participou da cerimônia de lançamento nesta quarta (22), em Brasília

Ministério da Saúde lança curso sobre ‘Saúde da População Negra’ para profissionais da área

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde (SGTES) e de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), lançou, na última quarta-feira (22), em Brasília, o módulo sobre a ‘Saúde Integral da População Negra’ do curso de educação à distância ofertado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

O curso foi desenvolvido pelos Departamentos de Apoio à Gestão Participativa (DAGEP/SGEP) e de Gestão da Educação em Saúde (DEGES/SGETS) para profissionais da atenção básica vinculados ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e ao Programa Mais Médicos, além de profissionais que atuem no Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo central do curso, idealizado a partir de proposições do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, é debater e sensibilizar os profissionais de saúde para as questões e demandas específicas da população negra, bem como induzir e fomentar reflexões sobre o racismo institucional e suas consequências à saúde de mulheres e homens, pretas, pretos, pardas e pardos e, por meio disso, garantir atenção à saúde qualificada à população interessada.

Metodologia

Todos os módulos do curso ‘Saúde Integral da População Negra’, serão oferecidos pela plataforma de educação à distância (EAD) e terão 45 horas de duração. Os módulos ofertados são multiprofissionais e autoinstrucionais. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 22 de outubro, na Internet.

Esta ação do Ministério da Saúde é validada pela diretriz de formação, comunicação e produção de conhecimento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) — Portaria MS 992, de 13 de maio de 2009 — pelas praxes reguladoras da educação permanente em saúde e consonante aos princípios fundadores do SUS de Universalidade, Integralidade e Equidade.

A Gerência de Relações Institucionais do CFP participou da cerimônia de lançamento do curso, que contou com a participação do Sr. Ministro de Estado da Saúde Arthur Chioro; do Secretário Executivo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), Francisco Eduardo de Campos; do Gerente de Projetos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Felipe da Silva Freitas; do Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (DDES/MEC), Vinicius Ximenes Muricy da Rocha; do Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/MS), Alexandre Medeiros de Figueiredo e do Secretário de Gestão Estratégica Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), André Luis Bonifácio de Carvalho, além de  lideranças de entidades e organizações do movimento negro.

*Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde