Notícias

26/04/2017 - 16:16

Nota de apoio à mobilização dos povos indígenas e de repúdio às ações da Polícia

Nota de apoio à mobilização dos povos indígenas e de repúdio às ações da Polícia

A Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH-CFP), atenta à garantia de direitos, às políticas sociais e à dignidade humana, vêm se solidarizar e expressar publicamente seu apoio à mobilização dos povos indígenas durante a 14ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília.

Diferentes representações étnicas estão em Brasília reivindicando direitos: demarcações de terras indígenas, luta contra o genocídio de seus povos e fortalecimento dos órgãos da política indigenista, como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Compreendemos que as manifestações dos movimentos sociais organizados são formas legítimas de reinvindicação preconizadas pela Constituição Federal de 1988 e devem ser asseguradas em um Estado democrático de direito.

A necessidade de mobilizações como a que os povos indígenas estão realizando em Brasília indica que o Brasil é um país que ainda luta para criar condições de igualdade entre seus cidadãos e cidadãs. Os povos indígenas vivenciam os efeitos históricos de processos excludentes gerados pela cultura colonizadora e escravista de nosso país. Por isso, ainda se fazem necessárias mobilizações para que políticas públicas possam ser sancionadas e efetivadas de modo a garantir os direitos dos povos originários. Por isso, é preciso garantir a livre manifestação.

Expressamos também nosso repúdio às ações truculentas da polícia que, no dia 25 de abril de 2017, tentaram minimizar e impedir a manifestação pacífica dos povos indígenas em frente ao Congresso Nacional, utilizando bombas de efeito moral e gás lacrimogênio. Ações como estas apenas demonstram que precisamos nos manter vigilantes aos retrocessos de direitos sociais que assolam o atual momento do país.

O Sistema Conselhos de Psicologia reafirma seu compromisso com a promoção e a garantia de direitos dos povos indígenas do Brasil, ratificado no I Encontro Nacional Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos, realizado em Dourados, entre 7 e 9 de agosto de 2013.

26 de abril de 2017.

Conselho Federal de Psicologia

Saiba mais
O livro Psicologia e povos indígenas apresenta contribuições de lideranças indígenas de São Paulo, psicólogos, antropólogos e outros profissionais da área que participaram dos diálogos interdisciplinares promovidos pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo entre 2007 e 2009.

A obra Povos indígenas e Psicologia – a procura do bem viver reúne novas referências para o debate sobre a relação entre a Psicologia e os povos indígenas, obrigando-nos a assumir nossa identidade latino-americana.