Notícias

18/12/2016 - 11:03

Nova composição do CFP toma posse

O 17º Plenário foi empossado na Assembleia do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf). O novo presidente, Rogério Giannini, recebeu o cargo do antecessor, Rogério Oliveira

Nova composição do CFP toma posse

O 17º Plenário do Conselho Federal de Psicologia (CFP) tomou posse neste sábado (17). A cerimônia ocorreu no primeiro dia da Assembleia de Políticas, de Administração e das Finanças do Sistema Conselhos de Psicologia (Apaf), que é transmitida online e se encerra neste domingo (18).

A solenidade deu posse à chapa “Cuidar da Profissão: avançar a Psicologia com ética e cidadania”, que venceu o último pleito nacional e vai gerir o CFP no período 2016-2019. O presidente da nova composição, Rogério Giannini, recebeu o cargo de presidente do antecessor, Rogério Oliveira.

Para o novo gestor, a Psicologia sofreu uma transformação histórica nos últimos anos, tornando-se uma profissão reconhecida e protagonista de diversas políticas públicas. “Neste momento conjuntural do Brasil, de quebra institucional e de quebra do Estado democrático de direito, o preço disso vai ser cobrado da gente, seja no esforço de trabalhar para manter essas políticas, seja na defesa do psicólogo”, disse.

Em sua avaliação, as eleições mostraram a capacidade da Psicologia de incorporar diversas formas de pensamento, “mas certamente a gente vai se dispor a lutar pela continuidade das transformações da sociedade e da Psicologia, pelas quais a gente lutou tanto”.

Ele destacou os ganhos com o debate eleitoral: “Quem ganha é o processo democrático, com a diversidade das chapas se expressando, com um processo eleitoral que contou com uso de tecnologia, tão importante para o processo de participação”.

Agradecimento

O ex-presidente, Rogério Oliveira, agradeceu a colaboração de todas e todos e fez um pequeno balanço da contribuição da gestão do 16º Plenário, que procurou trabalhar com duas grandes agendas, a do exercício profissional e a da Psicologia na sociedade.

“Nós acreditamos que a próxima gestão vai dar continuidade a uma série de questões inovadoras que nós trouxemos, mas também implementará aquilo que eles consideram que seja a marca da gestão deles. Isso é, acima de tudo, o direito e o dever de quem assume uma entidade como o CFP”, pontuou.

Assista às discussões e decisões do dia final da Apaf:  http://bit.ly/2i2EpnR

Confira, na íntegra, as atividades de ontem: http://bit.ly/2hc6LMr