Notícias

21/07/2016 - 10:50

Participe do debate online sobre atuação da (o) psicóloga (o) nas medidas socioeducativas

A atividade será transmitida ao vivo na terça-feira (26), das 15h às 17h30, no canal do CFP no YouTube

Participe do debate online sobre atuação da (o) psicóloga (o) nas medidas socioeducativas

Na próxima terça-feira (26), a partir das 15h, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza o debate online “A atuação da (o) psicóloga (o) nas medidas socioeducativas: reflexões ético-políticas”. A atividade é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Medidas Socioeducativas da Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf).

Para participar, o público deve enviar perguntas para o e-mail eventos@cfp.org.br, ou via redes sociais, com a hashtag #PapoPsi.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê seis diferentes medidas socioeducativas para jovens infratores, aplicadas mediante ordem judicial. A saber, a advertência; a obrigação de reparar o dano; a prestação de serviços à comunidade; a liberdade assistida e a internação em estabelecimento educacional.

Apesar dessa normativa, a psicóloga Juliana Marcondes Pedrosa Souza, mediadora do debate, chama atenção para o discurso dominante hoje na sociedade que acusa falta de penalização do jovem que comete algum ato ilegal. “Um dos objetivos do debate online é mostrar para a sociedade que as medidas socioeducativas têm sim um caráter de proteção dos direitos dessas crianças, mas também visam à responsabilização”, afirmou. As medidas, acrescenta Juliana Souza, “englobam não só esse adolescente, mas a família, a escola, todo o sistema de Justiça e garantia de direitos”.

Os debatedores serão Ilana Lemos de Paiva, professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN (CRDH/UFRN) e do Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (Obijuv/UFRN); e Max André Corrêa Costa, jornalista e cientista político, coordenador do Programa de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes do Instituto Universidade Popular (Unipop) e conselheiro do Cedca -PA.

A atividade será transmitido ao vivo, das 15h às 17h30, no canal do CFP no Youtube: https://youtu.be/O5njqb4VuFw