Notícias

22/08/2016 - 17:45

Profissionais do Nordeste apresentam suas experiências de trabalho

Confira mais três vídeos do espaço “Fala, psicólog@”

Profissionais do Nordeste apresentam suas experiências de trabalho

A versão audiovisual do espaço “Fala, psicólog@”, que apresenta experiências de trabalho de profissionais de todo o país, conta com mais três histórias, dessa vez da região Nordeste.

Fernanda Vasconcelos, profissional do Recife (PE), fala sobre sua experiência na residência multiprofissional em Saúde Mental no Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, com duração de dois anos. A atuação despertou o interesse da psicóloga pela atenção primária específica em um Núcleo de Atenção em Saúde da Família, e o tema da construção da identidade profissional dos psicólogos e psicólogas nesta área tornou-se o seu tema de mestrado.  “Esse meu trabalho me faz pensar no futuro da profissão no Brasil. Cada vez mais a Psicologia vem podendo se inserir em outros contextos e espaços além das áreas clássicas de atuação. A gente pode observar a versatilidade da nossa profissão, e o que eu espero para o futuro é que psicólogos e psicólogas possam atuar nesses espaços de forma legítima e confiantes em seus trabalhos”, aponta.

Também do Recife, Luciana Campos trabalha com acompanhamento terapêutico na rede privada, com acompanhamentos individuais e intensivos na perspectiva da desinstitucionalização e de busca de autonomia, com o trabalho voltado para o cotidiano da pessoa em sofrimento.

A atuação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador, na Bahia, é contada pelo profissional Marcelo Tourinho, que ressalta a experiência de consolidação da política de assistência e seus desafios. “Estamos nos desafiando a adaptar o que a gente estudou e o que a política preconiza com a realidade”, conta.

Assista!

Fernanda: http://bit.ly/2bJw1b0

Luciana: http://bit.ly/2bcgdyX

Marcelo: http://bit.ly/2bcAmSD