Aconteceu nesta terça-feira (1º), a abertura do IV Seminário Internacional “A Educação Medicalizada: desver o mundo, perturbar os sentidos”, que segue até sexta-feira (4), em Salvador (BA). O evento gratuito tem a participação de conceituados pesquisadores dos Estados Unidos, Portugal, Itália e de várias regiões do Brasil.
O vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Rogério Oliveira, que participou da cerimônia de abertura, destacou a relevância do evento. “O CFP tem participado ativamente desta pauta, tendo como representante a Carolina Freire de Carvalho, apoiando desde publicações para divulgação e esclarecimento até a realização de eventos como este. Aqui, fica claro que podemos e devemos agir de modo a contribuir para avançarmos com essa proposta de não repetirmos um modelo de estrutura em que o ser humano seja objeto de uso e desuso por parte dos sistemas que só o enxergam como possibilidade de lucro.”, disse Rogério.
Logo após a abertura, aconteceram as mesas de debate “Sinais de humilhação social e o problema de sua interpretação” e “Romper práticas medicalizantes: um desafio para educação” e atividades culturais.
Além da participação do vice-presidente, Rogério Oliveira, e de Carolina Freire de Carvalho, representante do Conselho no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, a autarquia disponibilizou um stand para atendimento ao público e divulgação de suas publicações.
Veja outras informações sobre o Fórum do site do evento: http://seminario4.medicalizacao.org.br/