Notícias

16/11/2006 - 10:36

Solidariedade ao povo Oaxaca

 

A Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia vem a público manifestar solidariedade ao povo de Oaxaca, estado do México, que, ao longo dos últimos meses, vem sendo alvo de brutal repressão governamental: inúmeras pessoas foram mortas e presas no estado, estando outras desaparecidas, inclusive crianças.

Desde o mês de maio o estado de Oaxaca vive dias de insurreição, embora pacífica, e organização popular. Em contrapartida, também é cenário de um estado de violência e repressão política, que já resultou em muitos feridos e mortos, tendo a violência encontrado seu ápice no último dia 27 de outubro, quando vários civis foram mortos, para se ” conter a manifestação popular”.

Sobre a questão, veja trecho da Carta de Celia Hart, “Oaxaca…a plena luz!”, traduzida por Val Lisboa:

“(…)Se a esquerda organizada e a intelectualidade progressista do México e do mundo não se lançam em defesa de Oaxaca, não escreve a partir daí, não resiste a partir daí, bem pouco poderemos dizer depois.(…) Se permitimos que a APPO seja rendida pela força, se continuamos observando o que ocorre sem poder fazer nada, não merecemos ser levados em consideração.(…) Deveríamos saber multiplicar por mil as mãos e a vontade do colaborador do ‘Indimídia’ assassinado. Por mil deveríamos multiplicar a voz da ‘Radio Universidad’, que pretendem silenciar com tiros.(…) De nada nos serviriam as tentativas de unidade da América Latina, se não nos pronunciássemos contra os assassinatos que, nestes momentos, se abatem sobre Oaxaca.

Todos juntos por Oaxaca!

Não ao outro tenebroso 27 de outubro!”