Notícias

18/11/2022 - 17:16

6º CBP reúne quase 7 mil participantes para troca de saberes e experiências na Psicologia

Parceiro do evento, o CFP apresentou uma ampla programação em espaços temáticos como as salas CorAge, Políticas Públicas, 25 anos da CDH, Psicologia nas Escolas e Direitos Humanos e Democracia

6º CBP reúne quase 7 mil participantes para troca de saberes e experiências na Psicologia

Foram quatro dias de intensa troca de saberes e experiências acerca da Psicologia como ciência e profissão. De 11 a 15 de novembro, a cidade de São Paulo abrigou o maior encontro de profissionais da Psicologia no país, o “6º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão”, realizado pelo Fórum de Entidades Nacionais de Psicologia Brasileira (FENPB), com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O encontro reuniu um total de 6.852 participantes, vindas(os) de todas as unidades da Federação. Foram mais de 3 mil trabalhos apresentados e 1,5 mil pôsteres, além de uma extensa programação de conferências, oficinas e minicursos, entre outras atividades.

“É muito grande a alegria de participar deste importante momento, especialmente, por ele se dar no sexagenário da regulamentação da Psicologia no Brasil”, celebrou a presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, ao destacar as celebrações que marcam os 60 anos da Psicologia no país.

O coordenador do 6º CBP e conselheiro do CFP, Rodrigo Acioli, fez um agradecimento às congressistas, trabalhadoras(es) e expositoras(es) que participaram do evento. “É o primeiro grande congresso depois da pandemia de Covid-19 e foi muito importante ver os quase 7 mil participantes que éramos aqui”, celebrou.

A secretária-executiva do FENPB, Tatiana Lima, ressaltou que a organização preparou o 6º CBP com muito cuidado e carinho, realçando a representatividade do evento. “Enquanto mulher negra, homossexual, professora e psicóloga, me senti representada neste evento e espero que vocês tenham sentido o mesmo”, apontou.

Já o presidente da Comissão Científica do CBP, Frederico Alves Costa, afirmou que o tema e os eixos do CBP possibilitaram a discussão sobre a história da Psicologia como ciência e profissão. “Foram debates em torno da reflexão crítica sobre manutenções, subversões e desafios no campo e para o campo da Psicologia ao longo das décadas de sua construção no país”, pontuou.

O CFP no 6º CBP
O 6º “Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão” abrigou centenas de atividades para a troca de experiências entre profissionais e estudantes da Psicologia, como minicursos, rodas de conversa, simpósios, oficinas, conferências, diálogos, comunicações orais, e apresentação de pôsteres.

Mais uma vez, o Conselho Federal ofereceu ao público participante uma programação diferenciada em espaços temáticos criados especialmente para o 6º CBP. As salas CorAge, Políticas Públicas, 25 anos da CDH, Psicologia nas Escolas e Direitos Humanos e Democracia contaram com uma ampla programação, reunindo dezenas de especialistas e convidados de referência.

A produção e a difusão de conhecimento também marcou as atividades do Conselho Federal durante o 6º CBP. Um estande foi montado na área de exposição do evento, com visita de milhares de congressistas para a aquisição gratuita de livros, cartilhas e relatórios editados pelo Conselho.

O Congresso também foi espaço para o lançamento de publicações inéditas elaboradas pelo CFP, trazendo temas fundamentais à categoria. Confira abaixo os títulos lançados:

Psicologia brasileira na luta antirracista (volume 1)
Psicologia brasileira na luta antirracista – Prêmio Profissional Virgínia Bicudo (volume 2)
Catálogo de Práticas em Psicologia Ambiental e Relação Pessoa-Ambiente
Edição especial da Revista Diálogos – seis décadas da Psicologia brasileira
Cartilha Neuropsicologia: Ciência e Profissão
Cartilha da Lei nº 13.935/2019 – Psicologia e Serviço Social na rede pública de educação básica
Manual Psicólogas(os) e assistentes sociais na rede pública de educação básica: orientações para regulamentação da Lei 13.935, de 2019 (edição 2022)
Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira: O FENPB e Suas Histórias
Seminário nacional de Psicologia e políticas públicas: defesa e resistência da Psicologia nas políticas públicas (CREPOP XV anos)
Nordeste criança: olhares das infâncias
Censo da Psicologia Brasileira (pré-lançamento, versão on-line em breve)

Cobertura em tempo real
Ao longo dos cinco dias do evento, o Conselho Federal de Psicologia promoveu uma cobertura em tempo real de suas atividades no Congresso. Pelas redes sociais do CFP, foi possível acompanhar os principais assuntos debatidos nas mais de 50 atividades que contaram com a participação de representantes do CFP. Matérias, vídeos e um banco de imagens marcaram essa cobertura especial.

O Conselho Federal também transmitiu ao vivo a abertura e o encerramento do 6º CBP, bem como conferências e outras atividades estratégicas, em uma programação especial voltada para quem não pôde acompanhar presencialmente o Congresso.

Acesse aqui as fotos do 6º CBP