Curso de Formação em Psicologia Jurídica

Curso de Formação em Psicologia Jurídica

Ênfase: Perícias Psicológicas nas Varas da Família.

Público Alvo: Psicólogos e alunos a partir 6ª fase

Duração: 01 ano

Horários:  finais de semana

Mensalidade: 12 de R$ 250,00 - profissionais e R$ 200,00 - estudante

Justificativa 

 
A Psicologia e o Direito, tanto teoria quanto prática, são campos de uma crescente interlocução, em virtude das mudanças sociais que demandam conhecimentos multidisciplinares, fazendo surgir novas práticas.
 
A crescente demanda do Judiciário para áreas que possam contribuir na compreensão dos problemas sociais e implicações psicológicas no sujeito, família e sociedade, despertou o interesse de vários profissionais de diferentes campos do conhecimento em especializarem-se a fim de poderem responder a esta demanda.
 
Enquanto um ramo do Direito ainda vem descrever regras gerais, padronizando comportamentos e atuando na conseqüência do ato ilícito, a psicologia vem falar de singularidades de cada sujeito e das causas daquele ato, que na maioria das vezes apontam para problemas sociais. E é nesta seara que estas teorias e práticas vêm dialogar e contribuir na compreensão do sujeito e da sociedade.
 
Hoje há uma grande demanda de trabalhos para a Psicologia Jurídica, tanto voltada à Psicologia para o direito – uma prática com finalidade de avaliar, diagnosticar, traçar perfis de personalidade, descrever vínculos etc, a partir das perícias psicológicas, como voltada também à psicologia do direito – um campo teórico que vem analisar e contribuir no entendimento do Direito e na confecção das Leis a partir das descrições das necessidades do ser humano. Como exemplo desta última, citamos a psicologia do desenvolvimento que veio contribuir para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso, após descrever as necessidades específicas dessas fases do desenvolvimento, bem como, o trabalho da psicologia que veio apontar a necessidade dos filhos viverem com ambos os pais, contribuindo para a Lei da Guarda Compartilhada, etc.
Assim, entender o fenômeno social, em que as regras fixas já no seu nascimento perdem sua eficácia, dadas as transformações sociais e condições psicológicas que reivindicam um outro olhar sobre os fenômenos atuais, requer um diálogo entre vários campos do saber. São inúmeras transformações sociais nas últimas décadas, que demandam ao Direito e à Psicologia um posicionamento: mudança na família, com várias formas e possibilidades de arranjos; jovens doenças ligadas ao sofrimento psíquico afetas ao trabalho e a tecnologia; possibilidade de mudança de sexo e identidade sexual; meio social propício ao desenvolvimento de psicopatologias; mudanças de valores; infanticídios; parricídios; etc                 
É neste contexto, a partir de uma demanda Judicial e de profissionais que buscam especializar-se a fim de respondê-la, que se justifica a presente proposta.
 

Objetivo:
Especializar profissionais dos diversos campos do saber, numa visão interdisciplinar da Sociedade e do sujeito, a partir da Psicologia, do Direito e de áreas afins, para que possam responder à crescente demanda jurídica sobre a compreensão dos problemas sociais e implicações psicológicas no sujeito, família e sociedade.

Informações Gerais:

Inicio do evento: 01/08/2009

Fim do evento: 01/09/2010


E-mail: contato@formapsi.com
Site: www.formapsi.com
Telefone: 48 88265094 / 48 99735252
Endereço: , SC, Brasil