Curso de Introdução à Prevenção e Posvenção ao Suicídio
A partir dos anos 1990, o fenômeno do suicídio começou a ser tratado como grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com um aumento de 60% nos últimos quarenta e cinco anos, em escala mundial.Uma das orientações da OMS para a prevenção do suicídio é a capacitação de profissionais nos mais diversos ambientes e instituições. A suicidologia, com suas especificidades e nuances, requer conhecimentos específicos, os quais, infelizmente, não são abordados sequer nos cursos da área da saúde, ratificando o tabu envolto ao tema. Com este curso, a associação Voluntários da Amizade, mantenedora do CVV Brasília do DF e entorno, busca disseminar a importância dos trabalhos voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio. O psicólogo Carlos Henrique de Aragão Neto, mestre e doutorando em temas voltados ao suicídio, ao luto e a automutilação, capacitará os participantes no entendimento inicial deste fenômeno.
Imagem:

- POR QUE PREVENÇÃO E POSVENÇÃO AO SUICÍDIO? A partir dos anos 1990, o fenômeno do suicídio começou a ser tratado como grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com um aumento de 60% nos últimos quarenta e cinco anos, em escala mundial. Aproximadamente 1.000.000 de pessoas tiram a própria vida no mundo a cada ano, uma morte a cada 40 segundos. Uma das várias preocupações em torno desta questão é que as taxas crescem mais entre jovens e adultos jovens na maioria dos países, inclusive no Brasil. As tentativas de suicídio ocorrem na ordem de vinte ou mais vezes para cada suicídio consumado, o que significa uma tentativa a cada três segundos. Cada suicídio afeta brutalmente as pessoas ligadas a quem se matou, mas também com grande impacto em toda a comunidade na qual acontece. O estigma social é ainda uma marca indelével nesse contexto, que contribui para aumentar o sofrimento dos sobreviventes. É um fenômeno extremamente complexo e multideterminado. Deve-se levar em consideração aspectos individuais, sociais, culturais, ambientais, religiosos, psicológicos e psiquiátricos. Negar, ocultar ou relegar o suicídio a pequenas e preconceituosas discussões é uma forma de perpetuar o tabu que o envolve. A melhor estratégia diante de um problema é enfrentá-lo, com responsabilidade e sensibilidade. Uma das orientações da OMS para a prevenção do suicídio é a capacitação de profissionais nos mais diversos ambientes e instituições. A suicidologia, com suas especificidades e nuances, requer conhecimentos específicos, os quais, infelizmente, não são abordados sequer nos cursos da área da saúde, ratificando o tabu envolto ao tema. Com este curso, a associação Voluntários da Amizade, mantenedora do CVV Brasília do DF e entorno, busca disseminar a importância dos trabalhos voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio. O psicólogo Carlos Henrique de Aragão Neto, mestre e doutorando em temas voltados ao suicídio, ao luto e a automutilação, capacitará os participantes no entendimento inicial deste fenômeno.
- OBJETIVOS
- Objetivo geral: Capacitar os participantes para a prevenção e posvenção ao suicídio.
- Específicos:
- - Desenvolver novas competências nos profissionais para lidarem com pessoas em sofrimento grave e comportamento suicida.
- - Favorecer uma compreensão teórica mais ampla e multifacetada acerca do suicídio.
- - Preparar o profissional para avaliar e analisar fatores de risco e de proteção.
- - Oportunizar exercícios práticos, dinâmicas de grupo e grupos vivenciais, voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio.
- DESCRIÇÃO DA CAPACITAÇÃO - EIXOS
- - Transtornos mentais associados ao suicídio: depressão, bipolar, borderline, esquizofrenia, abuso de substâncias psicoativas.
- - Relação entre automutilação e comportamento suicida.
- - Luto de suicídio.
- - Manejo do paciente com comportamento suicida: aspectos clínicos.
- - Fatores de risco e de proteção.
- Aspectos gerais sobre o suicídio.
- - Mitos e verdades.
- Data de realização: dias 22 de setembro 2017: das 18h30 às 22h30, 23 de setembro 2017: das 8h às 18h* e 24 de setembro 2017: das 9h às 13h. *com intervalo das 12h às 14h
- Local: Instituto Bíblico de Brasília
- SGAN 601, Módulo F - CEP 70830-010
- Asa Norte, Brasília/DF
- Entrada pela L2 Norte, próximo ao Serpro.
- Profissional responsável:Carlos Henrique de Aragão Neto (CRP-PI / 01419)
- Contato: secretaria.brasilia@cvv.org.br
- Telefones e WhatsApp: Vivo: 8115-9606 / 9648-7940 / 9966-1250
- Oi: 8111-6574
- Site para mais informações: http://tinyurl.com/CursoSuicidio

Informações Gerais:
Inicio do evento: 22/09/2017 18:30
Fim do evento: 24/09/2017 13:00
E-mail: secretaria.brasilia@cvv.org.br
Site: http://tinyurl.com/CursoSuicidio
Telefone: (61) 98115-9606
Endereço: SGAN 601, Módulo F