Especialização em Psicanálise – Curso Fundamental de Freud a Lacan
O curso existe desde 1997, ou seja, há 15 anos e em maio de 2013 inicia-se a 12ª turma. A equipe de trabalho continua essencialmente a mesma desde o início, envolvendo psicanalistas e profissionais ligados à Escola da Coisa Freudiana de Curitiba, bem como alguns convidados do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo e outros. Tal curso, hoje, é oferecido pela Faculdade Pitágoras de Londrina – PR, sendo organizado e coordenado pela psicóloga Sonia Maria Petrocini (CRP – 08/543). É importante salientar a preocupação referente à transmissão do saber Psicanalítico por meio de seus conceitos fundamentais, incluindo módulos com conexões necessárias à formalização da teoria analítica. O curso conceitua a ética analítica e precisa o campo e a sua prática, aprofundando conhecimentos sobre a formação do analista e sua transmissão em Psicanálise. OBJETIVO: Traçar os pontos básicos da Psicanálise criada por Freud, relida e avançada por Lacan, permitindo o aprimoramento dos conceitos clínicos psicanalíticos. O curso está estruturado em torno de temas principais que serão desenvolvidos em módulos, tendo um caráter nitidamente conceitual, destinando-se a todos aqueles que se interessam pela Psicanálise. PÚBLICO ALVO: Profissionais graduados em curso superior reconhecido pelo MEC – bacharéis em psicologia ou em áreas afins, e demais interessados nos conceitos, no aperfeiçoamento do conhecimento e na Clínica Psicanalítica. CARGA HORÁRIA: 555 horas, além da carga horária destinada à elaboração de artigo PERIODICIDADE: Quinzenal COORDENAÇÃO: Me. Sonia Maria Petrocini – CRP – 08/543 e-mail: smpetrocini@gmail.com DATA DE INÍCIO: Março/2013 TÍTULO CONCEDIDO: Especialização em Psicanálise FORMA DE PAGAMENTO: 27 parcelas de R$ 431,79 HORÁRIOS: Sexta: 19h às 22h Sábado:08h às 12h e das 13h30 às 17h30 DURAÇÃO: 18 meses
O Sujeito do Inconsciente e sua Estruturação
- Aspectos relevantes para conceituação da estruturação do sujeito. Derivação do conceito de estrutura. Formação do campo do sujeito e do Outro. A alienação, a separação, o falo e a identificação. A causa do sujeito. A destituição subjetiva.
Os Quatro conceitos Fundamentais da Psicanálise
- Inconsciente, pulsão, repetição, transferência e sua relação ao sintoma. O sintoma na psiquiatria clássica e na psicanálise freudiana. Especificidade do sintoma analítico, o conceito e a prática clínica psicanalítica. Determinação conceitual dos elementos fundamentais em Psicanálise. Determinação do sujeito.
Psicopatologia e as Estruturas Clínicas
- Noções de Psicopatologia (como saber psiquiátrico). O conceito de Estrutura Clínica em Psicanálise. As Estruturas Clínicas delimitadas por Freud. Descrição e comparação das classificações em Psiquiatria e na Psicanálise: análise das estruturas.
Metodologia da Produção do Conhecimento
- Conhecimento e ciência. O problema da demarcação: o que é o conhecimento científico. Ciência e crença. A psicanálise e a ciência. Orientações gerais para elaboração do projeto da monografia. Metodologia de ensino em Psicanálise.
Tratamento em Psicanálise
- As entrevistas preliminares e sua função na clínica. Transferência e interpretação. Sobre a subversão do sujeito.
Tratamento com crianças e adolescentes
- Princípios e curso no tratamento com crianças e adolescentes. Características psicopatológicas. Discussão e análise de casos.
Clínica do Autismo e da Psicose – O que pode a clínica com crianças nos ensinar?
- O conceito de sujeito e sua contribuição em contraposição com a idéia de desenvolvimento. Discussões e análises de casos clínicos. Abordagens teóricas analíticas sobre a neurose infantil. Autismo, debilidade psíquica e psicossomática.
A Prática da Psicanálise: Aplicações Clínicas e Institucionais
- Psicanálise e Saúde Mental: da Psiquiatria à Psicanálise. Contribuições da experiência sobre a clínica, seu desenvolvimento, aplicações e as instituições de tratamento na história e contribuições da Psicanálise no campo institucional. O diagnóstico e o tratamento em Psicanálise no campo da Saúde Mental, uma modalidade de resposta em Políticas Públicas. A Psicose, a drogadição e as instituições abertas: NAPS, CAPS, Hospital Dia, acompanhamento terapêutico. Apresentação de Pacientes – Ensino Clínico. A ética da clínica Psicanalítica: o atendimento Psicanalítico da criança e adolescentes em Instituições. Do diagnóstico ao plano de tratamento e acompanhamento interdisciplinar. Psicanálise e Família: história, herança e laços familiares, projetos e programas de prevenção e tratamento. A Psicanálise e a prática institucional: instituições e trabalho interdisciplinar: o Outro, as normas e a exceção. A
gestão na instituição de saúde mental.
Hospital Geral: Subjetividade e Instituição
- Questões da subjetividade que podem interferir na condução do tratamento orgânico, no contexto em que o discurso hegemônico é o da medicina. O discurso e sua importância na formação do psicólogo hospitalar. O giro dos discursos: as interlocuções possíveis. Leito e angústia na clínica hospitalar. Ética e bioética. Interdisciplinaridade: o psicólogo no campo das decisões. O exercício da clínica na instituição e a interlocução com outros saberes.
Psicanálise e Educação
- Um diálogo sobre a Psicanálise e Educação: Problemáticas da educação infantil. Fracasso escolar: impasses do saber e do desejo. Agressividade, violência. O Professor, o saber e o laço de educar. Psicanálise e a educação inclusiva e especial. Intervenção clínica: inteligência, debilidade e atraso escolar.
Psicanálise Ciência e Verdade
- A pesquisa, a clínica psicanalítica e a produção teórica em psicanálise. As teorias analíticas e seus fundamentos epistemológicos. A pesquisa na obra de Freud e a elaboração da teoria da psicanálise. A teoria psicanalítica e as pesquisas contemporâneas.
A Ética da Psicanálise: A Prática e sua Teoria
- Notas introdutórias sobre o Seminário de Alexandre Kojève sobre a Fenomenologia do Espírito de Hegel. Análise dos conceitos: Dialética do senhor e do escravo, desejo e luta sobre reconhecimento. Breves indicações sobre a influência de Kojève na obra de Jacques Lacan.
Formação do Analista
- Lugar do saber. Teoria e práxis. Saber e verdade na formação do analista. Formalização sobre a formação. O que forma?
Corpo Docente:
Claire Terezinha Lazzaretti – Doutora em Sociologia pela UFPR/PR
Fábio Thá – Doutor em Estudos Lingüísticos pela UFPR/PR
Juan Carlos Monteiro – Mestre em Psicologia Clínica pela UFSC/PR
Luiz Henrique Ramos – Mestre em Psicologia da Saúde pela UMSP/SP
Maria Aparecida de Luna Pedrosa – Mestre em Psicologia Clínica pela USP/SP
Pedro Leão da Costa Neto – Doutor em Ciências Humanas nas área de Filosofia pela Universidade de Varsóvia
Rinaldo Voltolino – Pós-Doutorado em Psicogênese e Psicopatologia pela Université Paris XIII
Sandra Letícia Berta – Mestre em Psicologia Clínica pela USP/SP
Silvana Farinha – Mestre em Psicologia pela UFSC/SC
Sonia Maria Petrocini – Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Zaira Antonieta Belan – Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP-08/PR
Professores Especialmente Convidados:
Ana Cláudia Soares Costa – Psicanalista de Curitiba/PR
Antonio Godino Cabas – Doutor em Psicologia pela UFPR/PR
Cândida Maria de Oliveira Martins – Especialista e Psicanalista
Clóvis Eduardo Zanetti – Mestre em Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise pela UFSCAR/SP
Denise Maria Lopes Dal-cól – Mestre em Psicologia Clínica pela UNESP/SP
Dominique Fingermann – Psicanalista de São Paulo
Nélida Norma S. de Ângulo – Psicanalista de Curitiba/PR
Tânia Mara Pinto – Psicanalista de Curitiba/PR
Informações Gerais:
Inicio do evento: 01/03/2013 08:00
Fim do evento: 30/11/2014 17:30
E-mail: poslondrina@pitagoras.com.br
Site: Facebook: https://www.facebook.com/events/330106607087496/ Pitágoras: http://voceespecialista.com.br/Site/DetalheCursos.php?IdSiteTipo=pita&estado=PR&IdUnidade=38&IdArea=Sa%FAde&IdCurso=214 Telefone: (43) 3373-7333
Endereço: Rua Edwy Taques de Araújo, 1100, 86047-500, Londrina-PR