XIX Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil

XIX Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil

Imagem:

  1. O XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil faz parte de uma série de Encontros anuais promovidos pela Associação Fóruns do Campo Lacaniano, desde a sua fundação em 3 de outubro de 1999. Nesses Encontros Nacionais, os membros dos treze Fóruns do Brasil têm a oportunidade de realizar trocas epistêmicas, intercâmbios institucionais e culturais em diferentes cidades brasileiras, que acolhem os nossos eventos.
  2. O tema deste XIX Encontro Nacional é “Estratégia, tática e política da psicanálise”. Ele se articula a um dos temas de trabalho do X Encontro Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (“Que política para o Campo Lacaniano?”), que acontecerá em Barcelona em setembro deste ano (2018). Além disso, ele também dá continuidade ao tema do XVIII Encontro Nacional e do II Simpósio Interamericano da Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano (“Identidade e sexuação”), realizado em 2017 no Rio de Janeiro: ocasião na qual foram amplamente debatidas as questões da sexualidade no século XXI, das diversidades sexuais e das questões de gênero, defendendo-se uma clínica não normativa, tanto política quanto eticamente.
  3. No XIX Encontro, vamos discutir as posições da psicanálise no mundo atual diante das inúmeras transformações que vêm ocorrendo na conjuntura política, econômica, social e cultural de nossa época, buscando traçar as contribuições que a psicanálise pode oferecer, a partir de sua ética e de sua maneira de conceber o laço social. Para isso é preciso retornar aos fundamentos do campo inaugurado por Freud, no que tange às relações entre sujeito, sintoma, mal-estar, desejo e gozo. E também verificar de que maneira as contribuições de Lacan, em particular a formalização dos discursos, permitem avançar no entendimento de questões do nosso tempo, como: Que antinomias podem ser traçadas entre o discurso do capitalista e o discurso do analista? O que a psicanálise pode oferecer para tratar o mal-estar derivado dos impasses do sujeito contemporâneo? Que consequências podem ser extraídas da tese da falta-a-ser, para o debate sobre as relações entre a política e o sintoma?
  4. Além de ser ocasião para a troca epistêmica entre os membros dos Fóruns do Campo Lacaniano, o XIX Encontro Nacional da EPFCL-Brasil também visa fomentar o intercâmbio entre estudantes, pesquisadores, profissionais e membros de instituições interessados na psicanálise e na temática do Encontro. Jean-Jacques Gorog, psiquiatra e psicanalista francês, membro fundador da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, participará do Encontro como conferencista.
  5. Beatriz Almeida, Raul Pacheco, Rosane Melo Coordenação XIX Encontro

Informações Gerais:

Inicio do evento: 10/11/2018 08:00

Fim do evento: 11/11/2018 19:15


E-mail: xixencontroepfclbrasil@gmail.com
Site: http://www.campolacaniano.com.br
Endereço: pin Espaço Apas Eventos Rua Pio XI, 1200, 05060-001 São Paulo
Arquivo: Download