Notícias

15/09/2025 - 14:45

Nota de Pesar – Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra

Psicóloga dedicou sua carreira ao estudo relacionado à Psicologia cultural e ao desenvolvimento humano 

Nota de Pesar – Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra

É com pesar que o Conselho Federal de Psicologia (CFP) recebeu a notícia do falecimento da psicóloga Maria da Conceição Diniz Pereira de Lyra, carinhosamente conhecida como Maninha. Renomada pesquisadora em Psicologia cultural e desenvolvimento humano, Lyra dedicou sua vida a promover o conhecimento e  inspirar alunos e colegas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Maria da Conceição era psicóloga formada pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Obteve ao longo de sua carreira Mestrado em Psicologia no ano de 1975 (Cornell University) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1988), além de concluir Pós-doutorado na North Carolina University e na Utah University – Visiting Scholar (pesquisadora sênior CNPq).

A pesquisadora criou, em 1989, o Laboratório de Comunicação e Linguagem na Primeira Infância (LabCom), na Universidade Federal de Pernambuco, voltado para estudos sobre processos/aspectos dinâmicos do desenvolvimento no início da vida e mantendo, sobre este tema, diversas interações. Desde então, merecem destaque as cooperações com Jaan Valsiner, Cynthia Lightfoot e Alan Fogel. 

A psicóloga desenvolveu também o modelo teórico e metodológico EEA,  que estuda a emergência e o desenvolvimento da comunicação mãe-bebê, considerando-a como um sistema dinâmico auto-organizado para descrever e compreender essa comunicação.

Desde 2011, Maria da Conceição ampliou os estudos do desenvolvimento inserido na cultura, o que transformou o LabCom da UFPE no Laboratório de Estudos do Desenvolvimento na Cultura: Comunicação e Práticas Sociais. 

A Professora Maninha deixou um importante legado para a Psicologia cultural, tendo contribuído tanto nacional quanto internacionalmente. 

À família, amigas, amigos e à comunidade acadêmica, o Conselho Federal de Psicologia expressa suas mais sinceras condolências.