Notícias

30/03/2025 - 10:25

Senadora com formação em Psicologia vai relatar sugestões para regulamentar Psicoterapia

Relatoria foi definida após incidência política do Conselho Federal de Psicologia

Senadora com formação em Psicologia vai relatar sugestões para regulamentar Psicoterapia

Após importante articulação do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a senadora Mara Gabrilli (PSD/SP), com formação em Psicologia, foi designada em 20/3 como relatora das sugestões legislativas que estão no Congresso Nacional para regulamentar a psicoterapia.

Com a indicação da relatora feita após incidência do CFP, agora as SUGs 40/2019 e 1/2024 passam a ser analisadas por uma parlamentar alinhada ao campo da Psicologia.

A medida fortalece as condições necessárias para fazer avançar um projeto de lei que reconheça as atribuições técnicas de psicólogas e psicólogos no exercício da psicoterapia!

O CFP já disponibilizou à senadora um amplo conjunto de elementos técnicos para subsidiar a apresentação do parecer legislativo – etapa fundamental para que o projeto avance na avaliação pelo Congresso Nacional.

A indicação da parlamentar é mais uma etapa na série de ações estratégicas que vêm sendo continuamente desenvolvidas pelo
CFP, com foco na construção de forças favoráveis ao avanço de uma proposta de lei que efetivamente tenha condições de ser aprovada.

A construção dessa proposta foi alinhada com os Conselhos
Regionais de Psicologia de todo o país e debatida durante o Congresso de Psicologia Clínica, realizado em SP, em fevereiro deste ano.

É importante você saber: a aprovação de uma lei pelo Congresso Nacional demanda uma ação que necessita, sobretudo, ser estratégica.
Especialmente em áreas que são tema de disputa por diferentes campos de interesse.

É esse trabalho técnico, contínuo e de incidência estratégica que o CFP vem realizando junto a diversos parlamentares e comissões no Congresso Nacional, com importantes frentes de resultado já surgindo.

Em breve você vai acessar nas nossas redes sociais uma linha do tempo que ajuda a compreender como a regulamentação da psicoterapia se relaciona com o próprio processo pelo reconhecimento da
Psicologia como profissão.

Conhecer esses caminhos já percorridos e os entraves que marcaram essa trajetória é importante para compreender como mecanismos assertivos de ação são fundamentais neste momento para assegurar a aprovação de uma Lei da Psicoterapia.