Notícias

13/05/2025 - 11:00

MEC prepara lançamento das novas regras para EaD

CFP destaca seu posicionamento contrário ao EaD na graduação superior em Psicologia

MEC prepara lançamento das novas regras para EaD

O Ministério da Educação (MEC) deve anunciar em breve um novo conjunto de normas e regulamentos para a oferta de cursos de Educação a Distância (EaD). Trata-se do marco regulatório, que também estabelecerá os referenciais de qualidade para a oferta de cursos na modalidade EaD.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) integrou o Grupo de Trabalho criado em 2022 pelo MEC para debater os rumos do EaD e teve participação ativa nessas atividades, reafirmando o posicionamento contrário ao Ensino a Distância na graduação em Psicologia.

Ao fim dos trabalhos, em parceria com a ABEP e a Fenapsi, o CFP entregou relatório próprio com as considerações sobre o Ensino a Distância e o uso de tecnologias nos cursos de Psicologia.

Falando sobre graduação e Ensino Superior, você sabe o que são as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e o que isso tem a ver com os cursos de Psicologia?

Se você estuda ou quer estudar Psicologia, é fundamental conhecer essas diretrizes!
Arraste para o lado e saiba o que são as DCNs e como são regulamentados os cursos de Psicologia no Brasil.

Diretrizes Curriculares Nacionais

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) que orientam o planejamento, a oferta e a avaliação dos cursos de graduação no Brasil.

Em novembro de 2023, as DCNs dos cursos de Psicologia foram atualizadas, trazendo mudanças significativas para a formação na área.

De acordo com as DCNs, os cursos de graduação de Psicologia têm carga horária de 4 mil horas e a duração total mínimas de 5 anos.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) podem e devem ser usadas na formação em Psicologia — mas como complemento didático, não como substituição da experiência presencial.

Pelo menos 20% da carga horária deve ser dedicada para estágios supervisionados do núcleo comum e das ênfases curriculares.Essas atividades devem ser conduzidas por professoras(es) psicólogas(os) da instituição.

Os estágios supervisionados do núcleo comum e das ênfases curriculares continuam sendo essenciais e obrigatórios. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também permanece como requisito e deve estar alinhado à trajetória e interesses da(o) estudante.

As Instituições de ensino têm até 1º de novembro de 2025 para se adaptarem às novas DCNs.

Números e realidade atual

Atualmente, o Cadastro e-MEC, mantido pelo Ministério da Educação (MEC), registra quase 1.300 cursos de graduação em Psicologia autorizados em todo o Brasil. Todos presenciais

Por que a presencialidade importa?

A formação em Psicologia exige relação humana, escuta, convivência e troca.
O contato direto com professoras, professores, colegas e com a diversidade da realidade social é insubstituível.

O CFP, a ABEP e a FENAPSI defendem a formação presencial porque cuidar de pessoas exige experiência vivida.