Notícias

22/09/2025 - 10:56

CFP divulga: Conferências livres fortalecem o SUAS com foco na equidade racial e na valorização do trabalho

No ano em que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) completa 20 anos, duas conferências livres serão realizadas com o objetivo de promover o debate sobre justiça racial, saúde mental e condições de trabalho no campo da assistência social

Fonte: Gerência de Comunicação (GCom)
CFP divulga: Conferências livres fortalecem o SUAS com foco na equidade racial e na valorização do trabalho

No dia 23 de setembro, às 17h, acontece a Conferência Livre Nacional: SUAS sem Racismo, organizada por entidades da sociedade civil que atuam na promoção da justiça e da equidade racial.

O evento será realizado de forma online para construir coletivamente propostas para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontecerá em Brasília/DF, no mês de dezembro. O objetivo é fortalecer políticas públicas antirracistas que reconheçam e enfrentem as desigualdades raciais vividas por usuárias(os) e trabalhadoras(es) — em sua maioria, pessoas negras — no cotidiano da assistência social.

A iniciativa é da Federação Nacional das Assistências Sociais (FENAS), da Nova Frente Negra Brasileira (NFNB), do Movimento Negro Unificado, do Fórum Nacional das Mulheres Negras, da Federação Nacional dos Empregados em Instituições Beneficentes, Religiosas e Filantrópicas (FENATIBREF), do Instituto EcoVida, e da Viver Associação e Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO.

Acompanhe a transmissão neste link.

Gestão do trabalho e saúde mental no SUAS

Já no dia 30 de setembro, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) realiza sua Conferência Livre Nacional da Psicologia no SUAS, com o tema: Gestão do trabalho e saúde mental das(os) trabalhadoras(es) do SUAS: controle social, articulação e mobilização social. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CFP no YouTube, a partir das 13h30.

A conferência abordará temas como a precarização das condições de trabalho, o assédio moral, os impactos na saúde mental das(os) profissionais e o papel do controle social. Também serão debatidas estratégias de articulação e mobilização para fortalecer a atuação das(os) trabalhadoras(es) e garantir a efetivação dos direitos socioassistenciais.

Para mais informações, acompanhe o site e as redes sociais do CFP.