Notícias

15/10/2025 - 14:29

Luta anticapacitista: CFP lança manual para orientar atuação da Psicologia junto às pessoas com deficiência

Publicação reúne fundamentos éticos, técnicos e políticos para auxiliar psicólogas e psicólogos com o objetivo de fortalecer práticas que promovam dignidade, autonomia e participação social das pessoas com deficiência

Luta anticapacitista: CFP lança manual para orientar atuação da Psicologia junto às pessoas com deficiência

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) – com foco em sua missão institucional de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional da categoria – disponibiliza a psicólogas e psicólogos de todo o país o Manual orientativo para uma atuação anticapacitista na Psicologia.

O lançamento oficial aconteceu na última quarta-feira (08), durante a participação do CFP no XI Congresso da Associação Latino-Americana para a Formação e o Ensino da Psicologia (Alfepsi). Realizado em Maceió/AL, o encontro teve como tema “Formação em Psicologia na América Latina: sensibilidades, cuidados e ações políticas” e reuniu profissionais, estudantes, docentes e pessoas interessadas em Psicologia, no Brasil e outros países da América Latina, para dialogar sobre contextos e desafios da formação e do exercício profissional na região.

Fruto das discussões e produtos gerados pelos Grupos de Trabalho (GTs) da Assembleia de Políticas de Administração e Finanças (APAF), intitulados “Orientação, Referências Técnicas e Éticas no Atendimento à Pessoa Surda no Âmbito da Saúde” e “Orientação ao Atendimento junto a Pessoas com Deficiência”, o manual surge no contexto de fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade e inclusão, reconhecendo o papel essencial da Psicologia na consolidação de uma sociedade justa, plural e democrática.

A publicação reúne fundamentos éticos, técnicos e políticos para orientar psicólogas e psicólogos em práticas inclusivas, apresentando diretrizes sobre atendimento, avaliação biopsicossocial, acessibilidade e enfrentamento ao capacitismo, inserindo-se em um conjunto de ações do Conselho Federal de Psicologia com foco no cuidado e na saúde integral dessa população. O objetivo é fortalecer o cuidado às pessoas com deficiência a partir de suas múltiplas expressões e singularidades.

“A atuação junto a pessoas com deficiência requer da categoria profissional uma perspectiva ética e tecnicamente qualificada, atentos às barreiras que historicamente impedem o exercício pleno da cidadania por parte dessa população”, destaca o manual.

Acesse a íntegra do Manual orientativo para uma atuação anticapacitista na Psicologia.