
O Conselho Federal de Psicologia (CFP), diante da complexidade de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, e reconhecendo o papel dessa ciência e profissão no enfrentamento a esse cenário, vem ao longo dos anos representando a Psicologia brasileira em importantes espaços de controle social das políticas públicas direcionadas a esse público, com foco em sua proteção integral, como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA).
Neste ano, no marco do 18 de Maio, o CFP integrará uma agenda de debates sobre essa temática com foco no fortalecimento das políticas garantidoras de direitos e de prevenção à violência sexual. Entre as atividades, o CFP estará presente na Semana Nacional Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, iniciativa que pretende propor um diálogo intersetorial e interinstitucional sobre os avanços e desafios no campo. O Conselho Federal também participará, no dia 22 de maio, de sessão solene na Câmara dos Deputados, evento em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Diante desse contexto desafiador, o CFP convida a categoria a refletir sobre suas práticas tanto no sentido de acolher as vítimas dessa grave violação de diretos quanto no fortalecimento das políticas públicas de proteção de crianças e adolescentes.