
Hoje, 19 de setembro, celebramos um marco histórico: a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo.
Há 35 anos, era promulgado um sistema de saúde que se tornou referência global ao garantir, na Constituição, o acesso integral, universal e gratuito a esse direito, desde a atenção básica aos procedimentos de alta complexidade.
Nessa trajetória, a Psicologia tem sido uma parceira fundamental. Psicólogas e psicólogos estão na linha de frente do SUS, materializando os princípios de equidade e integralidade do cuidado.
A atuação de profissionais da Psicologia no Sistema Único de Saúde vai além dos consultórios, estando presente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e em diversas outras frentes e serviços, contribuindo para a promoção da vida e a prevenção de danos.
Apesar das conquistas, o fortalecimento do SUS segue como um desafio. Por isso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) defende o investimento nas equipes de saúde, em uma RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) forte e ampliada, na valorização profissional e na efetivação de políticas públicas que façam a saúde integral uma realidade para todas as pessoas.