
Neste 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) destaca a data como importante convite à reflexão sobre a segurança, a convivência e a importância de cada pessoa no tráfego.
Uma das treze especialidades da nossa ciência e profissão, a Psicologia do Tráfego estuda o comportamento humano no contexto da mobilidade, buscando compreender atitudes, emoções e decisões que impactam a segurança da sociedade.
A Psicologia contribui para um trânsito mais seguro ao promover a conscientização sobre comportamentos de risco, a importância da empatia e a promoção da saúde e respeito neste complexo contexto.
O CFP desempenha um papel fundamental nessa área, regulamentando a atuação profissional e estabelecendo diretrizes éticas e técnicas para a perícia psicológica no trânsito.
Também promove ações para subsidiar políticas públicas no tema da mobilidade humana, como é o caso do PL 4.111/2023, que está nas etapas finais de tramitação no Congresso Nacional antes de se tornar lei federal.
Restando apenas uma votação para sua aprovação final, o projeto visa estabelecer a Avaliação Psicológica em todas as renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não só na primeira obtenção do documento.
Pauta fundamental para a Psicologia e para a sociedade, a aprovação dessa legislação tem contado com importante incidência do CFP e da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT), fornecendo dados e evidências científicas para a construção de uma lei para trazer diretrizes na área.
Acompanhe os canais oficiais do CFP para mais informações sobre o PL 4.111/2023 e demais ações relacionadas à Psicologia do Tráfego.