Representantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país estiveram reunidos na sexta-feira (7) durante aula inaugural da Escola de Governança, que acaba de ser lançada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A Escola de Governança nasce como um projeto estruturante, com o propósito de formar e desenvolver conselheiros, gestores e equipes técnicas, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo, colaboração e excelência na gestão pública.
A proposta é especialmente fortalecer a preparação de novas conselheiras e conselheiros para a condução dos mandatos institucionais nos Conselhos de Psicologia. Para isso, a Escola vai funcionar como um recurso permanente de acolhimento e orientação para as novas composições do Sistema Conselhos, com turmas a cada três anos, sempre no início dos mandatos. O foco está no aprimoramento da governança e no cumprimento de diretrizes de gestão pública estabelecidas pelos órgãos de controle.
“A atuação institucional de conselheiras e conselheiros engloba uma gama complexa de conhecimentos, desde modelos de gestão, processos organizacionais e até relações de poder. Aprimorar a qualificação para esta experiência à frente dos Conselhos de Psicologia é uma necessidade fundamental. Com a medida, o XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia implementa a primeira Escola de Governança dentre os 32 conselhos profissionais no Brasil, entregando um importante instrumento que resultará em benefícios diretos à profissão e ao conjunto da sociedade”, aponta a presidente do CFP, Alessandra Almeida.
A aula inaugural foi realizada de modo online e teve como tema Governança e Liderança: Responsabilidades, Desafios e Possibilidades. Conduzido pela especialista Elisângela Prado Furtado, o diálogo abordou o papel da governança no contexto do Sistema Conselhos, com foco em ferramentas práticas para uma boa gestão – o que envolve aspectos como planejamento estratégico, tomada de decisão baseada e dados, comunicação eficaz e trabalho em rede. “Diante da missão institucional de orientar, fiscalizar com justiça e promover a valorização profissional, é importante se questionar: onde queremos que a Psicologia esteja daqui a quatro anos? Que legado queremos deixar?”, destacou a especialista.
Formação para gestão dos Conselhos
A implementação de um programa de formação em gestão pública no Sistema Conselhos de Psicologia é uma entrega do CFP a um encaminhamento direto da Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf). Na assembleia de maio de 2024, foi deliberada por unanimidade a criação da Escola de Governança, a partir de articulação pelo CFP, com financiamento proveniente do fundo de sustentabilidade.
A elaboração e execução do programa de governança serão realizados pela Fundação Dom Cabral, referência nacional em educação executiva e desenvolvimento de lideranças.
A Escola de Governança terá uma estrutura completa e customizada de formação permanente para profissionalização do Sistema Conselhos de Psicologia, com oferta de cursos e trilhas formativas, recursos pedagógicos e documentos de referência para aprendizagem contínua. A formação é destinada a conselheiras(os) e equipes técnicas – com as primeiras turmas com início já no primeiro trimestre de 2026.