Notícias

11/12/2025 - 18:47

CFP lança edição ampliada de obra sobre Nise da Silveira

Publicação revisita o trabalho de Nise da Silveira que revolucionou a saúde mental no Brasil com o tripé “liberdade, atividade e afetividade”. Iniciativa integra o Projeto Memória da Psicologia Brasileira

CFP lança edição ampliada de obra sobre Nise da Silveira

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou a edição ampliada e revisitada do livro “Nise da Silveira: liberdade, atividade, afetividade”. A apresentação da obra ocorreu durante o 7º Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão (CBP), ocorrido entre 19 e 22 de novembro.

A reedição da obra é uma das ações do XIX Plenário do CFP para atualizar a Coleção “Pioneiros da Psicologia Brasileira”, objetivando o livre acesso e a difusão do conhecimento histórico para a categoria e a sociedade. A iniciativa está alinhada à Resolução CFP nº 01/2023, que instituiu a política permanente de preservação da Memória da Psicologia Brasileira.

A presidenta do CFP, Alessandra Almeida, destaca que o relançamento vai além do registro histórico, servindo como ferramenta para uma leitura crítica do presente e do futuro da profissão.

“Com a nova edição da Coleção ‘Pioneiros da Psicologia no Brasil’, o Conselho Federal de Psicologia reafirma seu compromisso com a preservação da memória e a disseminação do conhecimento histórico da Psicologia no Brasil, garantindo que as futuras gerações possam se beneficiar do legado deixado pelos pioneiros da área”, afirma a presidenta.

A publicação detalha como o tripé “liberdade, atividade e afetividade” resume o método terapêutico que se opôs a tratamentos violentos vigentes na época, como eletrochoques e lobotomias.

Escrito pelo psicólogo Walter Melo, o livro resgata e aprofunda os fundamentos do trabalho de Nise da Silveira, figura central na humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil. A obra explora temas essenciais da saúde mental, das artes e da Psicologia.

Originalmente lançada em 2001 como parte da coleção “Pioneiros da Psicologia Brasileira”, a nova edição traz prefácios de Paulo Amarante, Ana Maria Jacó-Vilela e Monique Augras, e apresentação de Ademir Pacelli Ferreira.

Sobre o Projeto Memória
O “Projeto Memória da Psicologia Brasileira” busca identificar, catalogar e preservar acervos, além de fomentar a história da profissão no país. Com a nova política de preservação, o projeto ganhou caráter permanente, prevendo a digitalização do acervo histórico do CFP e a realização de eventos e exposições que fortaleçam a identidade da Psicologia brasileira.

A partir de 2023, o projeto “Memória da Psicologia Brasileira” passou a ter caráter permanente, com previsão de ações para identificar, catalogar e preservar os acervos existentes no campo da Psicologia, organizar e digitalizar o acervo histórico do CFP.