Notícias

19/12/2025 - 19:59

XIX Plenário CFP apresenta relatório com legados da gestão institucional 2023–2025

Documento destaca ações desenvolvidas nos campos do Exercício da Profissão, Incidência Política, Articulação em Rede e Aprendizagem e Desenvolvimento

XIX Plenário CFP apresenta relatório com legados da gestão institucional 2023–2025

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) tornou público o Relatório Trienal 2023–2025, documento que sistematiza os principais resultados e legados do XIX Plenário, cuja gestão se encerra nesta sexta-feira (19).

Com o título “Da Ação ao Legado: síntese de uma trajetória institucional”, o relatório reafirma o compromisso da autarquia com a orientação do exercício profissional em suas dimensões éticas e políticas, a valorização da Psicologia, o fortalecimento de estruturas e governança do Sistema Conselhos de Psicologia.

Organizado a partir do Planejamento Estratégico 2023–2025, o documento apresenta uma visão integrada das ações realizadas ao longo do triênio, estruturadas em quatro eixos estratégicos: Exercício da Profissão, Incidência Política, Articulação em Rede e Aprendizagem e Desenvolvimento Institucional. Mais do que registrar entregas, o relatório destaca transformações estruturantes que permanecem para além do ciclo administrativo.

“Este relatório não é apenas um balanço de ações, mas a materialização de um projeto político e institucional comprometido com a ética, o fortalecimento da Psicologia como ciência e profissão e a promoção de direitos. Nosso esforço foi construir diretrizes, políticas, processos e estruturas que permaneçam, fortaleçam o Sistema Conselhos e assegurem uma Psicologia cada vez mais qualificada e socialmente referenciada”, destaca a presidenta do CFP, Alessandra Almeida.

Exercício Profissional
Entre os avanços no exercício profissional, o CFP consolidou marcos normativos, produziu referências técnicas e normativas em campos estratégicos de atuação como Psicologia Organizacional e do Trabalho, inteligência artificial, uso de telas por crianças e adolescentes e avaliação psicológica. A gestão do XIX Plenário também fortaleceu metodologias de orientação, fiscalização e ética, além de importantes iniciativas de preservação da memória da Psicologia brasileira, com a institucionalização de políticas permanentes e a ampliação de acervos históricos.

Incidência Política
No campo da incidência política, a gestão ampliou e qualificou a presença da Psicologia no Congresso Nacional, no Executivo Federal e em outros espaços estratégicos. Entre os destaques estão a atuação em defesa da regulamentação da psicoterapia, da jornada de até 30 horas e do piso salarial da categoria. Projetos e medidas importantes para a atuação profissional foram aprovados, como o que assegura a avaliação psicológica na renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e a garantia da Psicologia como curso exclusivamente presencial no marco regulatório do ensino superior a distância. O CFP também ampliou sua presença na imprensa brasileira e passou a realizar campanhas publicitárias de valorização e reconhecimento da Psicologia.

Articulação em Rede
A articulação em rede foi fortalecida com a consolidação de parcerias nacionais e internacionais, a reativação e institucionalização da Rede PePSIC, o apoio a eventos científicos e a ampliação da presença do CFP em espaços de controle social, fóruns e conferências. A gestão também avançou na internacionalização da Psicologia brasileira, com cooperação ativa na América Latina, países lusófonos e outras referências internacionais.

Aprendizagem e desenvolvimento institucional
Já no eixo de aprendizagem e desenvolvimento institucional, o relatório evidencia a implantação de uma cultura de planejamento estratégico, governança, integridade e transparência. Destacam-se ainda os investimentos em inovação tecnológica, com avanços em hardware e software, a criação da Política Nacional de Tecnologia da Informação do Sistema Conselhos, a ampliação dos serviços digitais, a política de Dados Abertos e programas estruturantes de gestão de pessoas, ações afirmativas e formação de lideranças.

“Os legados desta gestão se traduzem em capacidades institucionais consolidadas, políticas permanentes e processos que fortalecem o Sistema Conselhos de Psicologia e ampliam a relevância pública da Psicologia como ciência e profissão, comprometida com a ética, os direitos humanos, a democracia e a justiça social”, reforça o texto.

O Relatório Trienal 2023–2025 está disponível no site do CFP.