O Conselho Federal de Psicologia (CFP) lamenta o falecimento da psicóloga Yvonne Alvarenga Gonçalves Khouri. Ela tinha 89 anos e foi vítima de uma parada cardíaca na quarta-feira (23/1), às 8h45. Deixa filhos e netos. O enterro será realizado hoje no Cemitério do Araçá, em São Paulo.
Nascida em 19 de dezembro de 1923, Yvonne Khouri graduou-se em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1953. Em 1974, concluiu o doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
Entre 1988 a 1999 presidiu o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP-SP) e o CFP. Sua gestão no Sistema Conselhos contemplou iniciativas importantes, como a organização do I Congresso Nacional de Psicologia (CNP) que favoreceu a discussão de metas para todos os Conselhos Regionais e todos os sindicatos dos Psicólogos do Brasil.
Como psicóloga atuante, participou dos grupos do Núcleo de Pesquisa da USP: Currículo, Estado e Sociedade, além de ter sido pioneira na área de Psicologia Escolar. Yvonne, juntamente com Marília Borges e Antônio Virgílio, participou da primeira Comissão de Especialistas de Psicologia no Ministério da Educação (MEC). Com Ana Saul, fundou a Cátedra Paulo Freire, na PUC/SP.
Também apresentou diversos trabalhos em eventos científicos, tecnológicos e artísticos. Suas atuações estão presentes nos anais do I Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial e em diferentes publicações sobre Educação Inclusiva da pessoa com deficiência mental.
Por todos esses trabalhos prestados, a Psicologia brasileira lamenta a perda desta grande profissional, que representou inúmeros avanços na profissão.