Na manhã de quarta-feira (23/1), a Psicologia perdeu uma ilustre profissional, Yvone Khouri. Há cerca de um mês, a categoria também ficou de luto com a morte de outro grande psicólogo, Lídio de Souza, em 27 de dezembro de 2012. A causa do óbito foi parada cardíaca. Ele tinha 58 anos.
Lídio graduou-se em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, em 1979. Em 1986 concluiu o mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Em 1995 obteve o título de doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e, em 2006, terminou o pós-doutorado no mesmo tema também pela USP.
Souza era especialista na área de Psicologia Social, com ênfase em relações intergrupais, onde desenvolveu e orientou estudos nos seguintes temas: violência e exclusão, identidade social, representação social, gênero e direitos humanos.
No campo profissional, seu último trabalho foi como professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Em toda sua carreira, produziu uma série de artigos, livros e capítulos sobre um conjunto de temas articulados no âmbito da Psicologia Social.
Pelas suas contribuições à profissão, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) demonstra seu reconhecimento público a este dedicado psicólogo brasileiro.