Foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (31/7) as inscrições de trabalhos para a IV Jornada Latino-americana de Fatores Humanos e Segurança Operacional, que será realizada em abril de 2015, em Brasília (DF). O evento é uma organização do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A Jornada pretende promover intercâmbios entre profissionais, estudantes e pesquisadores com o objetivo de ampliar estratégias e discutir ações para aprimorar a gestão de segurança operacional por meio, por exemplo, das diferentes formas de prevenção. Estão previstas no evento, além das exposições de trabalhos, mesas redondas e oficinas.
As propostas dos trabalhos devem se inserir em um dos cinco eixos temáticos: saúde e qualidade de vida na atividade aérea; implementação dos sistemas de gerenciamento da segurança operacional (SMS- sigla em inglês); acidente sistêmico – da concepção à prevenção; formação e capacitação em aviação e gerenciamento de crise e suporte psicológico no pós-acidente aeronáutico.
De acordo com as regras da organização do evento, o resumo do tema deverá ter, no mínimo, 300 e, no máximo, 500 palavras. As propostas devem indicar o título, eixo temático, autor ou coautores do trabalho, dados pessoais, além do nome da instituição a qual o autor está vinculado. Serão selecionados três trabalhos por eixo temático, sendo que cada participante poderá apresentar até dois temas.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: jornadafh2015@gmail.com. Os resumos aprovados deverão ser desenvolvidos posteriormente em artigos científicos para publicação na revista Conexão Sipaer. Confira aqui o encarte do evento, em língua portuguesa e espanhola, com informações sobre a inscrição de trabalhos para a IV Jornada.
Psicólogo (a), inscreva seu trabalho!
Psicologia na aviação
Com um importante papel na segurança de voo, os profissionais de Psicologia têm atuado de forma sistêmica na compreensão dos fatores ligados a acidentes aeronáuticos e condições inseguras para o voo, influenciando na saúde das pessoas envolvidas no meio. A atuação pode se dar tanto em relação às reações individuais causadas pelos diferentes ambientes da aviação como sobre os efeitos que tais reações geram nesses ambientes.
A Psicologia também se mostrou presente em diferentes atividades ligadas à aviação nos últimos anos, como eventos voltados à divulgação e aprimoramento do fator humano na atividade aeronáutica; na composição de comissões de investigação de acidentes; vistorias de segurança de voo; recomendações de segurança e programas de acompanhamento psicológico às equipes envolvidas nas atividades áreas, entre outras.