Está aberto, desde o dia 01 de agosto, o edital para inscrições de trabalho no Prêmio Inclusão Social, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em parceria com o Laboratório de Estudos em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
O prêmio irá contemplar experiências de inclusão social de usuários e familiares em projetos econômico-sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e em equipes interdisciplinares de serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas em diversas categorias como arte, cultura, trabalho e economia solidária. Os trabalhos podem ser tanto experiências individuais como coletivas que possibilitem recriar novas formas de relações sociais, de convívio com as diversidades e ampliem a cidadania.
Para Rosangela Silveira, integrante da Comissão de Saúde do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a realização do prêmio – que foi lançado em junho desse ano – é sinal de que o CFP está em sintonia com o debate sobre a reforma psiquiátrica. “Esse é um prêmio que mostra de que o Conselho está sintonizado com a realidade e as demandas dos usuários dentro do processo da reforma psiquiátrica brasileira. Com o prêmio, poderemos tratar com grande dimensão uma área que anda um pouco fragilizada pela ausência de políticas públicas adequadas”, destaca.
Inscrições
As inscrições encerram no dia 20 de setembro e devem obedecer a critérios como constar a identificação da modalidade e categoria para a qual deseja concorrer. Será permitida a inscrição de apenas um trabalho por usuário/familiar/equipe (interdisciplinar/intersetorial).
Serão premiadas as experiências coletivas e individuais de usuários e familiares nas categorias arte-cultura (música, teatro, literatura, artes plásticas e audiovisuais) e experiências interprofissionais ou intersetoriais com participação de psicólogas (os) na inclusão de usuários no trabalho.
Além disso, serão selecionados 20 trabalhos nas categorias poesias, poemas, contos ou crônicas, entre outras expressões literárias de usuários, para posterior desenvolvimento de uma publicação sobre o tema, com recursos que serão revertidos aos autores dos trabalhos.
Quem pode participar?
Podem concorrer ao prêmio usuários em experiências individuais e coletivas e usuários e familiares em experiências coletivas na área de arte-cultura, além de usuários e equipes interprofissionais e intersetoriais, com participação de psicólogas (os), que estejam inscritos regularmente em seu Conselho Regional de Psicologia, para concorrer em experiências de inclusão no trabalho. Vale ressaltar que não será permitida a participação no concurso de integrantes ou colaboradores do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Os trabalhos podem ser inscritos em três modalidades que estão especificadas no edital de chamada do prêmio que você encontra no site do CFP. Os vencedores serão anunciados no mês de outubro, mesmo mês em que será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores.